De imediato é importante que você saiba que a Série B não oferece premiação aos seus campeões. No entanto, o Cruzeiro trabalhou intensamente nos bastidores para reverter este cenário e, a partir da edição que sagrou-se campeão, fazer com que o vencedor passe a ser premiado. E parece que surtiu efeito.
Na quinta-feira (6), em entrevista à Itatiaia, Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou que o clube mineiro receberá uma premiação pelo troféu, ainda sem valor divulgado.
Na elite, os prêmios são distribuídos entre o 1º e o 16º colocados.
Em agosto, Ronaldo, sócio majoritário da SAF celeste, já havia reclamado desta ausência de bonificação, já que o clube também perde os ganhos das duas fases anteriores da Copa do Brasil seguinte.
Hoje, ser campeão da Série B garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte, entrando junto com os times que disputam a Libertadores e com os campeões da Copa Verde e Copa do Nordeste.
“Estamos discutindo com a CBF que o campeão da Série B não tem outro benefício nenhum, além do acesso. Não tem prêmio financeiro. Avança duas fases na Copa do Brasil, mas não ganha o dinheiro dessas fases. Há uma discussão com a CBF, independentemente de quem vai ganhar, porque o campeão tem que ter benefícios financeiros e esportivos. É justo. Vamos ver”, disse na época.
Já em setembro, ao garantir o acesso antecipado, ainda no gramado do Mineirão, Ronaldo voltou a abordar o assunto.
“Vamos pra cima pra conseguir o título da Série B, porque tudo que a gente disputar, a gente tem que ir pra cima para ganhar. Então é nossa obrigação conseguir esse título. E, talvez, consigamos algum benefício com a CBF para o ano que vem”, comentou o ‘Patrão’.
Em 2021, o Botafogo também recebeu uma quantia pelo título da Série B. O valor da mesma não foi divulgado.