Streaming

Com streaming próprio, LA Clippers quer mudar a maneira que os fãs consomem basquete

Equipe lançou o serviço ClipperVision e deve gerar um efeito cascata entre os demais participantes da NBA

Com streaming próprio, LA Clippers quer mudar a maneira que os fãs consomem basquete

18 de outubro de 2022

3 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

Era esperado que Steve Ballmer levaria o LA Clippers a um novo patamar. Se não dentro de quadra, fora dela. Afinal, foram 10 anos como CEO da Microsoft.

Prova disso é que os Clippers estão lançando seu próprio serviço de streaming e deve forçar o famoso efeito cascata entre as demais franquias da NBA. O ClipperVision é a primeira plataforma de streaming DTC (direto ao consumidor) da liga.

O ClipperVision transmitirá mais de 70 jogos ao vivo diretamente para os fãs sem assinatura de TV paga, começando em 22 de outubro. A Bally Sports, parceira de longa data da equipe, ficará responsável pelo sinal de 63 partidas.

“Sim, eu queria fazer isso desde que cheguei aqui. Quando eu estava na Microsoft, ficava me perguntando: ‘Se você possui os direitos de um esporte, como você se transformaria? Se é realidade aumentada, interatividade, como você transformaria a experiência de assistir esportes?’ E tinha que tomar a hora e o lugar certos, pois estava relacionado a acordos de direitos de TV, próprio serviço de streaming e etc. Agora teremos o ClipperVision”, disse Ballmer.

Serão diversas opções de transmissão. São elas:

  • BallerVision: contará com comentários ao vivo de nomes que passaram pela equipe, como Jamal Crawford, Baron Davis, Paul Pierce, Quentin Richardson e Matt Barnes, juntamente com participações especiais de Steve Ballmer e celebridades que torcem para os Clippers;
  • Transmissão tradicional: o aplicativo fornecerá acesso a transmissões de jogos ao vivo da Bally Sports SoCal e KTLA com gráficos na tela;
  • CourtVision desenvolvido pela AWS: oferecerá gráficos por meio de realidade aumentada, com estatísticas em tempo-real. Neste caso, ainda terá uma opção adicional com animações, gráficos e efeitos especiais por meio de machine learning;
  • ClipperVision em coreano: primeiro streaming com comentários em coreano disponível no mercado de LA. Ele terá Yong-Gum Jeong, ex-jogador de basquete e campeão da Liga de Basquete coreana, como comentarista, além dos repórteres Hyun-Il Cho e Dae-Bum Son. As transmissões em coreano também estarão disponíveis para fãs nos Estados Unidos e internacionalmente, inclusive na Coreia, via NBA League Pass.
  • ClipperVision en Español: transmissão em espanhol comandada pelo veterano Francisco X. Rivera. O experiente analista Roger Valdivieso também mancará presença, bem como convidados especiais.

Um dos grandes diferenciais do ClipperVision foi a valorização do mercado coreano. A NBA segue focada em ganhar cada vez mais espaço na China e recentemente levou jogos para o Japão. Assim, a Coreia acabou ficando em segunda plano no projeto de expansão. Desta maneira, Steve Ballmer estava ciente do tamanho do mercado coreano em Los Angeles e queria atendê-lo.

O executivo sempre pensou em mudar a experiência de visualização de esportes na televisão desde quando ainda estava na Microsoft. E ele ainda testou novas ideias de transmissão desde que comprou os Clippers em 2014. Por fim, Ballmer queria não apenas mudar a forma de uma transmissão da NBA, mas também sua entrega.

A temporada regular inteira estará disponível por US$ 199,99 no ClipperVision. Quem fechar o plano ainda ganha uma jaqueta da equipe exclusiva.

Compartilhe