Indústria

Conheça a Tazuni, mascote oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023

A pinguim adolescente tem a função de levar a emoção do esporte para uma nova geração de torcedores

Conheça a Tazuni, mascote oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023

19 de outubro de 2022

2 minutos de Leitura

A FIFA divulgou a mascote oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023. A Tazuni é uma pinguim adolescente apaixonada por futebol.

O nome é fruto da união das palavras “Mar da Tasmânia” (Tasman Sea, em inglês) e “unidade”, que de acordo com a Fifa será um valor fundamental do evento com sede na Austrália e Nova Zelândia, realizado entre 20 de julho e 20 de agosto do próximo ano.

A pinguim Tazuni tem um tufo azul de cabelo e inspiração na espécie “Eudyptula minor”, representando a região anfitriã do torneio.

“O anúncio de hoje é um marco importante no caminho para a Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia. Tazuni representa tudo o que torna a Copa única, e sua história ressoará com milhões de jovens fãs ao redor do mundo”, disse Fatma Samoura, secretária-geral da FIFA.

Em sua descrição, a Tazuni é uma jovem de 15 anos, que atua no meio de campo, e que se apaixonou pelo futebol a partir do dia em que jogou pela primeira vez na praia com um grupo de crianças. Com isso, a mascote tem a função de levar a emoção do esporte para uma nova geração de torcedores.

A competição tem início marcado para o dia 20 de julho de 2023 e tem previsão de encerramento no dia 20 de agosto do próximo ano. Até o momento, 29 seleções já estão classificadas e o Brasil está entre as participantes.

Compartilhe