Indústria

Exposição “As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro” exalta personagens marcantes da história do esporte

Os visitantes terão acesso a um vasto material sobre a carreira e o histórico de superação das mulheres no atletismo brasileiro

Exposição “As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro” exalta personagens marcantes da história do esporte

03 de outubro de 2022

3 minutos de Leitura

A exposição “As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro” já está no Espaço Cultural Correios Niterói/RJ, com produção do Instituto Eleonora Mendonça e EntreArte, curadoria de Carlos Bertão, e Design e Iluminação expográfica de Alê Teixeira, onde os visitantes terão acesso a um vasto material sobre a carreira e o histórico de superação das mulheres no atletismo brasileiro, homenageando Eleonora Mendonça, Melania Luz, Erica Lopes, Silvina Pereira das Graças Silva e Conceição Geremias, personagens que impactaram, marcaram e mudaram a história do esporte brasileiro.

Serão apresentadas sinopses da vida das Primeiras Damas, com textos e objetos originais que demonstram a valiosa e corajosa superação de cada uma dessas atletas no correr dos anos, muito pouco conhecida pelos brasileiros. Os visitantes poderão ver materiais de competição e de cobertura de mídia, fotos e resultados das carreiras de cada uma delas.

Ao longo da exposição, a Authen, primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de vestuário especializado de corrida para mulheres, irá homenagear o protagonismo da Eleonora Mendonça no atletismo brasileiro. Durante todo o período, a marca irá apresentar um mini documentário contando as etapas da vida da atleta, suas iniciativas no esporte e na vida pessoal e os impactos hoje.

“Nós estamos conectados para incentivar as mulheres e engajá-las a encontrarem a sua melhor versão nas corridas. Estamos firmes no propósito de trazer evolução na saúde mental e física para todas as esportistas. Correr é maravilhoso, mas correr com equipamentos adequados é melhor ainda. Visto as damas que estão participando dessa grande exposição”, disse Eleonora Mendonça.

Segundo Victor Melo, pesquisador de história e estudos culturais do esporte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), “tanto o esporte quanto a arte são experiências estéticas, ou seja, experiências que mobilizam os órgãos dos sentidos”. Nesse sentido, a exposição apresentará também obras produzidas por artistas visuais, a maior parte delas especialmente para a mostra, com temas ligados às diversas modalidades do atletismo e telas das Primeiras Damas.

O atletismo feminino brasileiro tem um histórico de superação inigualável em relação a qualquer outro esporte. Pouco se conhece sobre as vitórias alcançadas pelas primeiras atletas a se aventurarem nesta modalidade e muito menos a trajetória por trás de suas conquistas.

A história dessas atletas é a história do país e do esporte brasileiro em particular, cujas trajetórias são um estudo sócio-cultural e racial, pois a grande maioria delas, por serem negras, sofreram discriminações que impactaram em suas performances e no avanço de suas carreiras.

Partindo desse ponto, Eleonora Mendonça, a primeira brasileira a participar de uma Maratona Olímpica, em 1984, em Los Angeles, decidiu resgatar essa lacuna na história das brilhantes trajetórias dessas atletas, criando um grupo denominadas “AS PRIMEIRAS DAMAS DO ATLETISMO BRASILEIRO”, que dá nome à exposição.

Serão homenageadas, além de Eleonora Mendonça, Melania Luz, Erica Lopes, Silvina Pereira das Graças Silva e Conceição Geremias.

Compartilhe