Indústria

Mastercard apresenta experiências inclusivas para a final da Libertadores

Empresa possibilitará, pela primeira vez, experiências para que pessoas com diferentes deficiências possam celebrar sua paixão pelo futebol

Mastercard apresenta experiências inclusivas para a final da Libertadores

28 de outubro de 2022

4 minutos de Leitura

A Mastercard, em parceria com a CONMEBOL, apresenta uma série de experiências inclusivas para a final da Libertadores projetadas para aproximar as pessoas com deficiência de sua paixão pelo futebol.

Entre elas está um museu interativo chamado “La Gloria Eterna”. O espaço terá uma exposição de peças comemorativas das duas seleções que disputarão a final, especialmente adaptada para atender às necessidades de pessoas com deficiência motora, visual e auditiva, para que também possam apreciá-la.

Além disso, pela primeira vez, será montado um Camarote de Inclusão em uma final da Libertadores, destinado a reduzir a estimulação sensorial que ocorre naturalmente em uma partida de futebol, com o objetivo de tornar o espetáculo mais acessível a pessoas com hipersensibilidade sensorial, como crianças e pessoas diagnosticadas com autismo, para que possam assistir ao jogo em um ambiente seguro especialmente projetado para elas.

Com essas iniciativas, a Mastercard ressalta a importância de sua estratégia multissensorial, que permite inovar em ações inclusivas que conectam os consumidores por meio dos sentidos. As pessoas diagnosticadas com TEA geralmente são sensíveis a estímulos sensoriais, como ruído e luz, e a experiência de ir a um estádio pode ser angustiante para elas. Por isso, a marca adaptou um Camarote de Inclusão que oferece um ambiente que controlará esses estímulos para proporcionar às crianças convidadas uma experiência agradável isolada de qualquer cenário de crise.

“Nos propusemos a transformar o ambiente e abrir as portas para que pessoas com diferentes habilidades vivenciem um momento único que ficará para sempre em suas memórias. O futebol é um daqueles laços únicos que todos nós compartilhamos, não importa onde você mora. Esta ação torna o esporte, a celebração e as emoções ainda mais inclusivos”, disse Roberto Ramírez Laverde, Vice-presidente Sênior de Marketing e Comunicação da Mastercard para América Latina e Caribe.

O “Museo de La Glória Eterna” localizado no Palácio de Cristal da Cidade de Guayaquil, é um espaço projetado para criar uma experiência multissensorial inclusiva e interativa, através de conteúdo visual, tátil e sonoro. Além disso, será equipado com rampas que facilitarão a acessibilidade.

Será uma exposição multissensorial e plural que homenageia os craques da CONMEBOL Libertadores. Estarão expostas relíquias icônicas, medalhas e fotografias 3D texturizadas e sinalização em braile.

“Na CONMEBOL fizemos uma importante jornada para beneficiar os torcedores que sofrem de alguma deficiência, começando em 2021 com a inclusão de narrações descritivas em áudio para deficientes visuais, e em 2022 com o Camarote de Inclusão para pessoas diagnosticadas com TEA, além de uma exposição multissensorial na Embaixada da Torcida. fazer do futebol uma ferramenta de inclusão e transformação social na América do Sul, melhorando a vida dos milhões de torcedores que vivem e apreciam o futebol sul-americano”, acrescentou Marcelo Cardozo, Gerente Comercial – Clubes da CONMEBOL.

A Mastercard também une forças com a fundação Fútbol Más do Equador, que trabalha com meninas e meninos afetados pela exclusão social – tanto socioeconômica quanto física – para promover seu bem-estar por meio do esporte. A empresa realizará três ações em colaboração com esta fundação: uma palestra educativa e uma visita ao Museo de La Glória Eterna, onde receberão uma surpresa Priceless. Além disso, será realizada uma campanha que beneficiará quatro comunidades localizadas a noroeste de Guayaquil, dando visibilidade à importância da saúde mental e física de crianças que vivem em um contexto de vulnerabilidade.

“Estamos convencidos de que o esporte e o futebol podem transformar a realidade. Atuamos há 15 anos no mundo, trabalhando a partir de vínculos positivos em contextos desafiadores e continuaremos a fazê-lo para a felicidade de mais meninos e meninas, promovendo a resiliência e construindo a coesão comunitária no coração dos bairros de baixa renda. Ter o apoio da Mastercard para o desenvolvimento deste sonho e também poder entregar experiências significativas para as crianças e suas comunidades é algo muito motivador”, comentou Emanoel Palacios, Diretor Executivo da Fundación Fútbol Más Ecuador.

“Queremos ter um papel ativo no esporte na América Latina para liderar em termos de ações inclusivas que nos permitam tocar as emoções do consumidor, ficar mais próximos dele e estabelecer uma linguagem universal no cenário do futebol”, concluiu Roberto Ramírez Laverde.

Compartilhe