Indústria

Pesquisa detalha relação com marcas e hábitos de consumo no esporte em 2022

Ticket Sports revela tendências de compra e marcas mais lembradas entre atletas

Pesquisa detalha relação com marcas e hábitos de consumo no esporte em 2022

04 de outubro de 2022

4 minutos de Leitura

O Ticket Sports, plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, apresentou uma pesquisa de hábitos de consumo no mercado esportivo. Através de consolidação de dados, a empresa fornece informações e insights significativos direcionados para players do mercado sobre decisão de compra dos consumidores.

Durante duas semanas do mês de agosto de 2022, o Ticket Sports coletou 5.756 respostas de atletas profissionais e amadores de todo o Brasil presentes em sua plataforma e revelou as marcas mais lembradas pelos consumidores, em quais materiais pretendem investir nos próximos meses e qual é a sua percepção de marca dentro dos eventos.

De acordo com os dados, mulheres ainda são minoria na participação de eventos esportivos (56% x 44%) e a Nike figura como marca mais lembrada. Completam o TOP 5 a Adidas, Asics, Olympikus e Mizuno, respectivamente.

Os dados revelam ainda que os respondentes se mostram sensíveis a preço, mas também estão dispostos a investir em bons materiais que possam melhorar seu desempenho.

Sobre a participação em eventos, a maioria dos atletas participa de 2 a 5 eventos por ano e objetiva provas de corridas de rua de 5K e 10K como próximo desafio.

Já em investimentos, consumir produtos em eventos esportivos é parte da experiência e 72% do público afirma efetuar compras nesse momento. A experiência e emoção apareceram como fatores transformadores de imagem e importância de algum produto na jornada de atletas Almejam kits de qualidade, brindes e vantagens mais tangíveis. No cenário pós-evento, 46% do público participante da pesquisa afirmou estar mais propenso a comprar uma marca após vê-la como patrocinadora, apoiadora ou com ativações.

Quando se especifica na pesquisa a marca preferida para tênis, Asics quase se iguala a Nike. Há claramente uma identidade, reconhecimento de especialização. Também destaca-se a Olympikus, que tem uma fatia grande no mercado, e a Mizuno, que, na contramão, perdeu muito espaço nos últimos tempos.

As marcas preferidas não necessariamente dizem respeito apenas a style, mas ao conforto e performance, que é uma preferência muito particular e específica quando o assunto é esporte.

Um ponto interessante a ser observado é que as lojas mais lembradas são as multimarcas, mas muitos levam em consideração as lojas próprias de cada marca. Destacam-se Centauro, Decathlon, Netshoes e Nike, respectivamente.

O preço aparece como fator importante para a decisão de compra, com uma fatia de 80% do público considerando-o como prioridade, seguidos por 41% do fator identificação.

“Essa é uma das pesquisas mais importantes que já realizamos. Sabemos que existe uma nova forma de pensar e se comportar em relação ao consumo, mas nunca havíamos mapeado esses dados. Por isso, olhar para esse resultado depois de passar pela pandemia é um ótimo exercício para as marcas, organizadores e profissionais do mercado esportivo”, disse Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports.

Para os próximos doze meses, 20% das pessoas que afirmaram ter comprado um tênis nos últimos 12 meses, pretendem comprar um novo par em breve. Já 27% da amostra total tem interesse em comprar roupas esportivas e 12% desejam investir em relógios ou wearables. Apenas 3,9% da base não pretende comprar nada no próximo ano.

Outra informação importante é que se o material continua em bom estado e é confortável para participação dos eventos, os atletas não veem necessidade de renovação ou substituição dos equipamentos. Há um potencial de consumo enorme com foco no lifestyle. Diante do tópico de suplementação alimentar, 52% do público afirma utilizar e ter intenção de compra.

“Além de apresentar um panorama sólido sobre relação com as marcas e hábitos do consumidor, a pesquisa foi feita pensando nos Organizadores. É um suporte de informações inéditas para captação de patrocínio ”, acrescentou Daniel Krutman, CEO da plataforma.

Compartilhe