Coluna

Reta final para a Copa do Mundo

Faltam menos de dois meses para a bola rolar e uma quantidade jamais vista de visitantes pisará no país pela primeira vez

Reta final para a Copa do Mundo

10 de outubro de 2022

5 minutos de Leitura

O Qatar vem se preparando há mais de 10 anos para receber a Copa do Mundo e agora está finalmente chegando a hora. Faltam menos de dois meses para a bola rolar e uma quantidade jamais vista de visitantes pisará no país pela primeira vez, e praticamente todos ao mesmo tempo.

A maioria das preocupações do país é justamente devido ao fluxo de pessoas totalmente fora da curva. Enquanto para países enormes como Brasil e Rússia o fluxo de turistas exclusivos da Copa do Mundo não faz muita diferença na vida cotidiana das cidades, aqui no Qatar a expectativa é de receber cerca de 1 milhão de pessoas, o que representa um acréscimo de 30% na populacao do país. É como se o Brasil tivesse recebido 70 milhões de turistas no mês da Copa do Mundo!

Por esse motivo, o Qatar implementou uma série de medidas para controlar a entrada de visitantes durante o período da Copa. Os maiores exemplos são a criação do Hayya Card, seu status de “visto de entrada” e a exigência de comprovação de acomodação para a aprovação do Hayya Card. Dessa maneira, o Qatar garante que apenas visitantes que tenham ingresso para os jogos possam entrar no país a partir de 1 de Novembro. Reuniões de negócio, turismo casual, visitar família… nada disso será permitido se o visitante não tiver pelo menos um ingresso e hotel reservado para a Copa do Mundo.

A única alternativa para que turistas entrem no país sem ingresso é como convidado de um portador de Hayya Card, mediante o pagamento de uma taxa de QAR 500 (R$ 750). Cada titular pode convidar até 3 amigos sem ingresso como dependentes. Além disso, o Hayya Card também garantirá transporte público grátis durante todo o evento a seus portadores.

Ao contrário das Copas recentes, onde o temor que pairava no ar era a entrega dos estádios, aqui no Qatar essa situação está totalmente controlada. Todos os estádios já estão prontos e devidamente testados. Neste momento, as estruturas temporárias (tendas externas, complexos de broadcasting, catering, centros de credenciamento, de ingressos, etc.) estão sendo finalizadas, assim como o dressing e a sinalização dos locais ligados ao evento (estádios, aeroporto, estações de metrô, centro de imprensa, entre outros).

Falando em dressing, a cidade também está literalmente se vestindo de Copa do Mundo. Doha tem muitos prédios altos com grandes fachadas de vidro. Ultimamente vários destes edifícios estão sendo envelopados com um representante de cada seleção. São obras de arte gigantes que chamam a atenção e convidam o turista e o morador de Doha a registrar o melhor ângulo. Veja alguns exemplos abaixo:

Para gerenciar esse fluxo gigantesco de pessoas que vai invadir o país, o Governo também está tomando algumas medidas que serão válidas a partir de 1 de Novembro, para que a população já vá entrando no clima e se prepare para os 30 dias mais intensos de suas vidas.

Nas escolas, as aulas se encerrarão dia 17 de Novembro, 3 dias antes do início da Copa. Porém, a partir do dia 1, o horário será reduzido. No Qatar todas as escolas iniciam as aulas pela manhã, privadas e públicas. Algumas podem ter período integral ou estender para aulas extras a tarde, porém com este novo regime de Copa, todos os alunos sairão meio-dia de 1 a 17 de Novembro.

A Corniche, a avenida que beira o mar em Doha, e que concentrará a maioria das atividades de entretenimento para a Copa (inclusive o acesso ao FIFA Fan Festival), estará fechada para carros também a partir do dia 1. Além disso, haverá bastante restrição para circulação de veículos na região central da cidade.

Falando de “entretenimento”, os estrangeiros residentes do Qatar tiveram uma ótima notícia nesta semana. O QDC (Qatar Distribution Company), que é a unica loja de todo o país que vende bebida alcoólica e carne de porco, inaugurou uma nova e maior unidade próxima ao hotel Sheraton. A nova loja fica em plena Corniche e em um lugar muito mais acessível do que a matriz, que fica a meia hora da região central. Turistas não tem acesso a esta loja, então a minha sugestão para quem vem é que procurem fazer amigos que morem aqui.

No campo do turismo, o fantástico MIA (Museum of Islamic Art) acabou de reabrir suas portas após mais de um ano de reformas. Ourto museu recém inaugurado e que vale a visita é o 3-2-1 Olympic Museum, super interativo e localizado no Khalifa International Stadium.  A Qatar Museums, entidade que gerencia museus e outros pontos turísticos do país, lançou um pacote chamado One Pass, onde residentes e turistas pagam uma taxa para ter acesso ilimitado a diversas atrações, além de descontos em restaurantes.

Ainda faltam detalhes, sem dúvida, mas o clima de Copa toma conta de Doha dia após dia. Quem vier ao Qatar, certamente terá a chance de viver uma experiência única em um país que está 100% dedicado à Copa do Mundo. Aqui, literalmente, o país vai parar!

Compartilhe