Coluna

Brasil Ladies Cup – A Evolução

Ao término da primeira edição do evento, em dezembro de 2021, anotamos alguns pontos de atenção para este ano

Brasil Ladies Cup – A Evolução

23 de novembro de 2022

4 minutos de Leitura

Fábio Wolff
Fábio Wolff
Fábio Wolff é sócio-diretor da Wolff Sports, e professor em cursos de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

Ao término da primeira edição da Brasil Ladies Cup, realizada em dezembro de 2021, anotamos alguns pontos de atenção para a segunda edição, com informações feitas por nossas próprias observações, bem como por críticas construtivas recebidas por participantes, especialistas e espectadores.

Já viram “Drive to Survive”? Essa série da F1 é a responsável por revolucionar/rejuvenescer o produto. Inspirados nela, buscamos por intermédio de conteúdos digitais fazer com que a nossa produtora chegasse em locais menos óbvios, mostrando os bastidores do evento.

Neste ano, investimos em ativações customizadas. Além das contrapartidas descritas nos contratos de cotas dos patrocinadores, oferecemos diversas oportunidades de se apropriarem de “momentos” durante o evento. Muitas ideias resultaram de reuniões estratégicas de ativação. Contarei algumas delas, que foram sucesso absoluto.

A bola do jogo apresentada pela Umbro – Em todas as partidas da fase de grupos, a nossa produtora recortava a jogada mais relevante eleita por um júri da competição e a inseria nas redes sociais do evento. Após o apito final, a jogadora eleita ganhava a bola do jogo, em uma caixa de acrílico, personalizada com a tag do confronto. Recebi relatos de que essa ativação reverberou de forma tão positiva entre as atletas, a ponto de uma atleta do Santos Futebol Clube chorar de emoção ao adentrar no vestiário após a partida. Não era apenas uma bola que ela levaria para casa, mas um reconhecimento, uma lembrança eternizada em sua estante para o resto da vida. Na grande final, a bola foi totalmente personalizada, com uma arte especial e o nome da craque do jogo: Sole James, do Flamengo.

Criamos “Proteção da rodada – apresentada pela Viapol” – Ao término de cada uma das três rodadas, assim como na final, foram produzidos vídeos da defesa mais bonita, com maior dificuldade, eleita por uma comissão técnica, e divulgada com destaque nas redes sociais da Brasil Ladies Cup.

Muitas outras ativações foram realizadas, com destaque para:

Estrelabet: Estrela do Jogo

Umbro: Troféu de Artilheira

Sicredi: Craque do campeonato, entregando um cheque para a atleta escolhida

Para que esses e outros conteúdos especiais pudessem ser inseridos com qualidade e rapidez, contamos com uma equipe super bem alinhada e qualificada. Reuniões, reuniões e mais reuniões, mas valeu a pena…

Pela primeira vez, um time europeu participou do evento. Após negociação intensa e investimento considerável, conseguimos realizar um desejo desde a primeira edição, realizar confrontos com uma equipe europeia, fato raro e inédito para diversas equipes brasileiras. O Atlético de Madrid, junto ao Universidad de Chile, foram as duas equipes estrangeiras em 2022.

Gerenciado pela The 360, realizamos três dias intensos de workshop com a abordagem de temas relacionados desenvolvimento ao futebol feminino, além de parte prática no CT da Ferroviária.

Fica registrado aqui nosso agradecimento à Prefeitura de Jaú, à Prefeitura de Araraquara, sede da competição e o imenso apoio do Prefeito Edinho Silva, que tão bem nos recebeu. Edinho é referência há anos no futebol feminino, como entusiasta da modalidade e grandes investimentos nas mulheres.

Foi um ano de trabalho intenso junto à equipe da Federação Paulista de Futebol, liderada pela Thais Picarte, quem muito contribuiu para que a competição atingisse maiores patamares.

Por fim, nosso agradecimento ao Ministério da Cidadania do Governo Federal e aos 16 patrocinadores do evento, sem eles nada teria sido possível.

Vamos por mais!

Fotos: Guilherme Veiga/Brasil Ladies Cup

Compartilhe