Copa do Mundo 2022

FIFA veta palavra ‘Love’ na camisa reserva da Bélgica

O uniforme representa os valores de diversidade, igualdade e inclusão

FIFA veta palavra ‘Love’ na camisa reserva da Bélgica

22 de novembro de 2022

2 minutos de Leitura

A Bélgica terá que fazer uma alteração na sua camisa reserva para jogar na Copa do Mundo do Catar. Isso porque a FIFA vetou a palavra “Love” (“Amor” em inglês), presente na parte interna da gola do kit. Real Federação Belga de Futebol (RBFA).

A camisa, em grande parte branca, mas com partes nas cores do arco-íris, não poderá carregar essa menção, segundo a Real Federação Belga de Futebol (RBFA). Assim, o uniforme, que representa os valores de diversidade, igualdade e inclusão, terá de passar por modificações para poder ir a campo no Mundial.

“O desenho da camisa foi inspirado nos famosos fogos de artifício do festival de música Tomorrowland e representa os valores comuns de diversidade, igualdade e inclusão”, explicou a federação belga ao apresentar o uniforme em setembro.

O veto, no entanto, ficaria para uma possível segunda fase no torneio. Na fase de grupos, já está estabelecido que a Bélgica usará o seu uniforme número um, de cor vermelha.

A equipe está no Grupo F, que conta ainda com Croácia, Canadá e Marrocos.

Vale lembrar que a Fifa ameaçou punir as sete seleções europeias que planejavam usar a braçadeira de capitão com a inscrição “One Love”, em apoio à comunidade LGBTQIAP+. A Bélgica estava entre elas.

“A Fifa tem deixado muito claro que imporá sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo. Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição em que possam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões amarelos, por isso pedimos aos capitães que não tentem usar as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo”, afirmaram as seleções, em comunicado.

Compartilhe