Mídia

Globo transmitirá Copa do Mundo de 2026, mas não terá exclusividade

Pela primeira vez desde 2002, a compra do evento não incluirá a exclusividade na TV aberta

Globo transmitirá Copa do Mundo de 2026, mas não terá exclusividade

25 de novembro de 2022

2 minutos de Leitura

Após seis edições de Copas do Mundo, a Globo não terá mais exclusividade nos direitos de transmissão do torneio na TV aberta.

A emissora e a FIFA firmaram um acordo recentemente para renovar os direitos de transmissão da Copa de 2026, que será disputada nos EUA, México e Canadá. Pela primeira vez desde 2002, a compra do evento não incluirá a exclusividade na TV aberta.

A renovação foi noticiada pelo site Notícias da TV e confirmada pelo MKTEsportivo com pessoas envolvidas no negócio. No próximo Mundial, o Grupo Globo poderá transmitir a Copa na TV aberta, TV fechada, internet e streaming, mas sem exclusividade poderá ter a companhia de outras emissoras.

Até este ano, a Globo pagava um valor acima justamente para ter a exclusividade em todas as plataformas.

Nesta nova fase, espera-se que a entidade negocie diretamente com outras emissoras os direitos para o Mundial de 2026, o primeiro com 48 seleções.

Vale lembrar que, em 2020, em meio à pandemia, a Globo suspendeu o pagamento de parte dos direitos de transmissão dos eventos da FIFA. Com o contrato envolve dólar, a emissora adotou a mesma estratégia utilizada com a CONMEBOL: parou de pagar, e tentou reajustes nos valores e prazo para pagamento.

Com a FIFA, a Globo se comprometeu a abrir mais espaço para outras competições da entidade na TV aberta. A primeira delas é a Copa do Mundo de futebol de areia.

Compartilhe