Coluna

Nadal x Ruud: planejar e ativar em apenas 10 dias

Como foi criar, desenvolver e ativar o patrocínio da marca Esportes da Sorte no evento em Belo Horizonte

Nadal x Ruud: planejar e ativar em apenas 10 dias

30 de novembro de 2022

3 minutos de Leitura

Fábio Wolff
Fábio Wolff
Fábio Wolff é sócio-diretor da Wolff Sports, e professor em cursos de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

Do momento em que fechamos a consultoria da Wolff Sports com o cliente, para criar, desenvolver e ativar o patrocínio da marca Esportes da Sorte no evento Rafael Nadal x Casper Ruud, foi esse o prazo: 10 dias corridos.

A primeira atitude foi entender o que a cota de patrocínio incluía. Depois, uma reunião de alinhamento com o cliente para compreender qual o propósito e expectativa possuía em relação ao evento. Finalmente, então, partimos para criar as ativações do evento, que aconteceria em Belo Horizonte.

Recentemente, internalizamos alguns serviços na agência, incluindo os de produção. Colaboradores com passagens por agências como a Koch Tavares e com experiência em grandes eventos de tênis, sem dúvida, foram diferenciais nessa corrida contra o tempo. Se os dias pareciam curtos, acabaram ficando ainda mais, em função da demora por parte da organização do evento em aprovar os layouts enviados por nossa agência.

Para dar uma ideia de logística, contratamos e produzimos lonas em Belo Horizonte, por exemplo, para uma estrutura de Foto 360° e do backdrop que foram de São Paulo. Conseguimos, por intermédio de vários contatos, o empréstimo de dois “raquetões”, porém um deles chegou apenas no dia do evento, via correio. Após muito estresse para identificar em em que local o mesmo encontrava-se, foi localizado em Extrema (MG), para onde partiu nosso produtor para regata-lo.

Das diversas ações pensadas, resolvemos juntamente com o cliente focarmos em quatro delas, as que possuíam as maiores chances de criar interações por intermédio da lembrança afetiva do evento junto à marca:

Foto 360 – 2 espaços personalizados com a logomarca do cliente + as imagens dos atletas.

Raquetão + Polaroid – Realizado durante um almoço restrito no Minas Centro, com as ilustres presenças do Rafael Nadal e do Casper Ruud, a ação criou interação com os convidados, que usaram o cenário para levar a lembrança para casa (foto tirada por uma câmera Polaroid). A ação também foi realizada em dois pontos estratégicos do Mineirinho, local em que as partidas de tênis (duplas e simples) foram realizadas.

Copos personalizados – Simples e efetivo, como os copos da Brahma feitos para a Copa do Mundo de 2014, que fizeram sucesso, distribuímos mais de quatro mil unidades na saída do evento. É um retorno instantâneo, pois é possível ver a alegria dos expectadores com a entrega do evento e um brinde eternizando aquele momento.

Animador de torcida – Sucesso garantido, tanto que até mesmo com Rafael Nadal houve interação.  

O tempo foi curto, mas não poupamos energia, disciplina e foco para entregarmos todas as ações que nos propusemos a realizar.

O feedback do cliente foi muito positivo.

Ufa! Trabalhamos no limite, mas deu certo.

Vamos para o próximo.

Fotos: Yuri Laurindo 

Compartilhe