Para trabalhar de maneira 360 a Copa do Mundo no Catar, a NWB, content tech que forma a maior rede digital de esportes do Brasil, reuniu um forte time de parceiros.
Brahma, Guaraná Antarctica, Nike, Mercado Bitcoin, Nubank e Mr. Jack Bet embarcaram em um projeto idealizado pela empresa. Desde abril, um time formado por mais de 400 criadores de conteúdo esportivo que se relacionam com diferentes pilares, como lifestyle, notícias, entretenimento e diversidade, foi escalado e está ativo em iniciativas multiplataforma.
“O foco é aproximar a audiência multitela às marcas e seus propósitos de forma a gerar reconhecimento, engajamento, conversas e trends em torno do futebol, da expectativa para esse momento global e dos seus símbolos não apenas durante os poucos dias que marcam a comunidade esportiva a cada quatro anos, mas enquanto um legado e uma plataforma de comunicação”, disse Rafael Grostein, general manager da NWB.
O pontapé inicial na produção de conteúdo foi dado em primeiro de abril com uma programação especial de lives durante e depois do sorteio da fase de grupos do torneio nos canais Desimpedidos e Camisa 21, originais da NWB, com a parceria das empresas Nike, Mercado Bitcoin e Brahma. Juntas, as lives conquistaram um total de quase meio milhão de views e mais de 40 mil em engajamento com a comunidade.
O Camisa 21 estreou o “Copa 21”, com episódios com convidados especiais em torno de histórias dos jogadores para o campeonato, como o jogador Lugano e o Vampeta. Além do “Camisa nas Ruas”, que será uma série exclusiva no Tiktok com seis capítulos para acompanhar a pintura das ruas nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro, como Pereirão no RJ, e Brasilândia em SP.
Na programação do Passa a Bola, Alê Xavier e Luana Maluf apresentam o “Copa na Mesa”, projeto com entrevistas e jogos com personalidades do mundo do futebol, como Grafite e André Hernan.
No Brasil são esperados mais de 1.5 mil criadores de conteúdo na Praia da Bola NWB, um espaço ambientado para tornar o ato de torcer memorável ao trazer a experiência de vivenciar o Catar sem sair do Brasil. Chico, Paulo, Bira e Marília, do Desimpedidos, serão os anfitriões do espaço montado no Calçadão Pinheiros, em São Paulo, junto com os apresentadores do canal Camisa 21, Magal e Bolívia.
Outros talentos, como Futirinhas e Jukanalha, integram o projeto como representantes da TEIA NWB, vertical de negócio voltada para ajudar esse profissional a crescer, ser mais relevante e alcançar melhores resultados tanto por meio de conhecimento técnico sobre as plataformas e ferramentas, quanto de oportunidades de negócio que vão desde estratégias comerciais até agenciamento e gerenciamento de comunidades.
A partir disso, os fãs de esportes poderão consumir não apenas os jogos em si, mas também se conectar com os seus criadores favoritos e ídolos do futebol em conteúdos divertidos em torno de jogos e dinâmicas proporcionados pelas marcas patrocinadoras do projeto. Os ingressos abertos ao público para o primeiro dia esgotaram em 1h30.
Estão previstas ações de entretenimento durante os eventos. Terá vídeo 360º da Brahma; tatuagens temporárias feitas digitalmente para torcer em grande estilo; máquina de garra da Frooty para “agarrar” as cobertura do seu açaí; e o tradicional bolão, na TV Nubank, a galera poderá descobrir como dar seu palpite do placar do jogo do dia, além de outros totens com as últimas notícias do André Hernan e ativação de Mr. Jack Bet, a bet oficial da Praia da Bola.
A transmissão dos jogos está sendo feita em um telão de 21m² e todo o sistema de pagamentos e compras no espaço feito por meio da tecnologia cashless. Todos os visitantes da praia recebem pulseira personalizada com a identidade Nu logo na entrada, que fará o pagamento acontecer de forma rápida e tecnológica.
Já no Catar, a Casa BR conta com as presenças de Fred, Bianca e Danilo, do Desimpedidos; Alê Xavier e Luana Maluf, do Passa a Bola; e André Hernan. Outros nomes, como Maurício Meirelles, Jojoca e Gonze, também estão na estação e equipada com tudo o que precisam para produzir seus conteúdos em diversos formatos.
A Casa BR conta com campo de futebol, espaço de futvôlei, estúdio de gravação, churrasqueira e lounge, além de sete quartos para os hóspedes.
A estimativa é que a NWB alcance 72 milhões de impressões no período. Todo o projeto e as projeções são baseadas em dados.
Um levantamento realizado com base em informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) estima o alcance de 2.8 bilhões de impressões online no período em que o mundo estará concentrado nas seleções em campo, confirmando a tendência de consumo de conteúdo por meio desse canal.
A expectativa é de que o setor fature cerca de R$ 165 bilhões até o fim do ano, de acordo com a esperança de vitória e o nível de conexão das pessoas com o evento.
“Os torcedores se tornaram produtores de conteúdo e protagonistas das suas narrativas. Eles querem falar e consumir esportes 24×7 e isso tornou este o projeto o mais complexo de ser feito até o momento em função da disputa pela atenção da comunidade dos apaixonados por futebol. A internet sai na frente dos meios tradicionais por estar mais preparada para ler dados e adequar rotas na construção de conteúdos a partir do diálogo com a audiência, com a possibilidade de rastrear, também, preferências de consumo e de hackear o algoritmo para conduzir relacionamento genuínos, capazes de gerar memórias inesquecíveis nos fãs”, finalizou Grostein.