Indústria

Após a Copa do Mundo, Catar foca em sediar os Jogos Olímpicos 2036

Ideia do país é concorrer como sede da competição sozinho

Após a Copa do Mundo, Catar foca em sediar os Jogos Olímpicos 2036

05 de dezembro de 2022

2 minutos de Leitura

A realização da Copa do Mundo 2022 motiva o Catar a receber outro grande evento esportivo: os Jogos Olímpicos. Ignorando todas os escândalos relacionados aos direitos humanos e os diversos vetos à promoção da igualdade, autoridades locais já estão se movimento neste sentido.

Como as três próximas edições já estão definidas, em Paris 2024, Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, o foco dos catarianos está em 2036. A Reuters relatou que “uma fonte familiarizada com o processo de candidatura olímpica” afirmou que o país estaria determinado a levar a competição para Doha.

Já o britânico The Guardian divulgou que Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), é favorável ao Catar como país-sede. No entanto, ele deverá deixar o cargo em 2025, antes da decisão sobre o evento ser tomada.

O Catar tem seu emir, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani, como membro do COI, algo que poderia facilitar as negociações. Mesmo assim, as tentativas de receber o evento em 2016 e 2020 acabaram sendo em vão, com Rio de Janeiro e Tóquio, respectivamente, vencendo a concorrência.

O Comitê Olímpico do Catar ainda não se pronunciou sobre o assunto. O The Guardian divulgou que o país deseja sediar sozinho a competição, mas há uma pressão para que seja uma candidatura conjunta com a Arábia Saudita, que quer a Copa de 2030.

Compartilhe