Indústria

Conmebol articula candidatura quádrupla para sede da Copa do Mundo de 2030

A grande concorrência é uma candidatura vinda da Europa Ocidental, que não sedia a competição desde 2006, na Alemanha

Conmebol articula candidatura quádrupla para sede da Copa do Mundo de 2030

12 de dezembro de 2022

2 minutos de Leitura

A Conmebol se movimenta nos bastidores para uma candidatura quádrupla para sede da Copa do Mundo de 2030.

Mesmo com uma concorrência de um bloco europeu formado por Espanha e Portugal, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, acredita nas chances de o pleito de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai vencer.

Um dos principais argumentos é o fato de que a Copa de 2030 será o centenário do torneio, disputado pela primeira vez no Uruguai. A escolha da sede será em 2024. A decisão se dá pelo voto das 211 associações nacionais de futebol.

“Sempre haverá uma oportunidade para outros países. Cem anos vem apenas uma vez e essa marca tem que ser na América do Sul”, disse Domínguez.

O mandatário ainda deseja que a FIFA pense também no legado deixado por lendas como Pelé e Diego Maradona, deixando as receitas em segundo plano.

“O futebol não é apenas sobre dinheiro. Não deveria ser uma competição para ver quem coloca mais dinheiro em uma Copa do Mundo. Devemos também reconhecer aqueles que tornaram possível esta celebração”, acrescentou.

Sobre a concorrência europeia, Domínguez disse apenas que se trata de “um direito legítimo que se apresentem”, mas deixou claro que “o centenário do Mundial só vai existir uma vez”.

Compartilhe
ver modal

Assine a newsletter do MKT