Indústria

Conmebol e Uefa anunciam parceria para formação de técnicos

Acordo para a formação de treinadores amplia a estreita parceria entre as entidades

Conmebol e Uefa anunciam parceria para formação de técnicos

23 de dezembro de 2022

2 minutos de Leitura

Com um relacionamento cada vez mais estreito, Conmebol e a Uefa fecharam dois acordos que focarão na formação de treinadores. Os presidentes das duas entidades assinaram em Doha, no Catar, o “Acordo Operacional sobre Reconhecimento Mútuo de Qualificações e Competências de Treinadores” e um “Acordo Técnico para o Desenvolvimento de Treinadores”.

O “Acordo Operacional sobre Reconhecimento Mútuo de Qualificações e Competências de Treinadores” estabelece os requisitos mínimos e o procedimento para o reconhecimento das qualificações de treinadores pela UEFA (com foco na licença Pro, licença A ou Licença A Goleiros) de acordo com a Convenção de Treinadores da Entidade sul-americana e Qualificações de Treinadores Conmebol e com a Convenção de Treinadores da UEFA.

Já o “Acordo Técnico para o Desenvolvimento do Treinador” ajusta os princípios de cooperação e procura harmonizar muitos dos critérios para a educação e desenvolvimento de treinadores nos dois continentes.

Desta maneira, Conmebol e Uefa padronizarão os requisitos-chave mínimos, como critérios de admissão e os padrões, duração e conteúdo de todos os cursos de formação de treinadores ministrados de acordo com sua respectiva Convenção de Formação de Treinadores.

Além disso, as partes irão organizar intercâmbios entre membros de suas respectivas convenções de treinadores ou educadores. As duas entidades também farão conferências, workshops e webinars para técnicos.

Fruto da parceria entre as organizações, um escritório foi inaugurado em Londres em abril deste ano.

Compartilhe