Tecnologia

Estádios inteligentes vão personalizar a experiência no esporte

IA, dados, Blockchain, NFT e gamificação prometem levar a experiência dos fãs do esporte para outro patamar

Estádios inteligentes vão personalizar a experiência no esporte

21 de dezembro de 2022

3 minutos de Leitura

A Copa do Mundo trouxe na edição do Catar inovações como a bola Al Rihla, com sensor de movimento, tecnologia de impedimento semiautomática, que conta com uso de IA para decisões mais rápidas dos árbitros; Bonocle e Feelix Palm, que usam de Bluetooth e impulsos elétricos para mensagens em braile, além de outras ferramentas.

Essas tecnologias mostram que as experiências vão atingir níveis cada vez mais altos para as próximas edições. Apostando neste cenário, a Globant, empresa nativa digital focada em negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, lançou um estudo sobre os próximos passos da inovação dentro do futebol.

Uma das tendências apontadas são os estádios inteligentes. Para eles, os torcedores terão acesso a eventos físicos e participarão de arenas interativas, configurando uma experiência inovadora e um senso de comunidade para os torcedores. A tendência será uma combinação de realidade aumentada, assentos interativos, sustentabilidade e reconhecimento de imagem, entre outras tecnologias que ampliarão a experiência física dos esportes, além de fornecer uma nova maneira de acessar o evento.

Outra tendência do universo dos esportes é o uso de Blockchain e NFTs, que estão criando maneiras para os fãs tokenizarem suas experiências enquanto acessam oportunidades exclusivas de engajamento com seus jogadores e times favoritos.

“Novos mecanismos de financiamento e fluxos de receita significam que as equipes podem criar oportunidades para os fãs comprarem modelos de engajamento e experiências inovadoras que não estariam disponíveis sem a existência de Blockchain e NFTs”, explica Alan Verbner, diretor de tecnologia da Atix Labs da Globant.

Já a gamificação será a ponte para promover a competição amigável e a curiosidade, além de motivar os fãs a agir e fornecer novas maneiras de compartilhar a paixão pelos esportes. Interações e mecanismos semelhantes a jogos moldarão todas as experiências-chave no consumo de esportes, desde aplicativos de times esportivos, desafios de previsão de pontuação, tabelas de classificação de fãs, pesquisas em tempo real, apostas esportivas até a combinação de atividade física e jogabilidade.

Organizações e ligas esportivas já estão implementando esquemas de rastreamento de progresso e recompensa para vivenciar o esporte de uma nova maneira.

Em relação aos dados e a IA, esses continuarão a revolucionar a experiência dos fãs de esportes, o desempenho do atleta e as ferramentas em tempo real para os treinadores. As organizações ficarão mais ágeis, usando dados como entrada para decisões de negócios. Além disso, darão a todas as partes mais ferramentas para melhorar o jogo, aumentando o acesso, a comunidade de torcedores e a competitividade dos jogadores em campo e na mesa de negociações, ao mesmo tempo em que criam fluxos de receita.

“As marcas precisam aproveitar experiências automatizadas e criadores de conteúdo para ser uma extensão de sua rede e fornecer conteúdo em diferentes formatos e em muitos pontos de contato, desde as mídias tradicionais até as plataformas de streaming, como a Twitch” finalizou Luciano Escudero, vice-presidente de Media Streaming da Globant.

Compartilhe