Tecnologia

LaLiga dará aos torcedores a chance de ficar com as bolas dos gols marcados

As bolas serão identificadas e certificadas em processo com tecnologia blockchain

LaLiga dará aos torcedores a chance de ficar com as bolas dos gols marcados

27 de dezembro de 2022

2 minutos de Leitura

De modo pioneiro na indústria do esporte, a LaLiga irá disponibilizar aos torcedores as bolas oficiais usadas em gols marcados nas partidas. A iniciativa é fruto de uma parceria da entidade com a Gol-Ball e estará disponível a partir do dia 8 de janeiro, na 16ª rodada do Campeonato Espanhol.

“Ao longo de minha carreira como jogador, só recebia uma bola depois de marcar três gols numa partida. Mas você não tinha certeza de que era a bola com a qual você realmente marcou qualquer um dos gols. Se tivéssemos sido capazes de identificar a bola que marcou o gol, meus colegas e eu teríamos pedido para ficar com elas. Se esse é um momento histórico para nós, então imagine o que poderia significar para um torcedor”, lembra Samuel Eto’o, ex-atacante do Barcelona e embaixador de LaLiga.

Como há uma rotatividade de bolas durante os jogos, o Gol-Ball desenvolveu um processo regulado de patente para identificar as bolas com as quais os gols são marcados. A LaLiga é a primeira competição a entregar essas bolas aos torcedores, criando o conceito de “bola marcadora de gols”.

“Substituímos o leilão e a licitação de alguns pela colaboração de muitos. Estamos orgulhosos de que todos os nossos fãs possam ter acesso a esses colecionáveis, tanto em sua forma física como digital. Isto é o que a Web3 inspira: Se contribuímos um pouco entre muitos, podemos conseguir muito mais do que quando uma única pessoa faz tudo”, diz Andrés Rodriguez, CEO da Gol-Ball.

As bolas serão colocadas à venda através de mecanismos de engajamento dos fãs que serão divulgados no próximo dia 8 de janeiro.

“O conceito da bola de gol não existia. Nós inventamos e registramos através de uma série de pedidos de patente que permitirão aos fãs em todo o mundo ter acesso a esse novo colecionável. Nós a chamamos de Gol-Ball”, acrescentou Fede Giuliani, CTO da Gol-Ball.

“A Gol-Ball surpreendeu o mundo ao criar uma coleção oficial na Web3 que é apoiada por um objeto completamente novo e de valor inestimável no mundo físico: a bola marcadora de gol. É uma ponte entre o mundo real e o digital. Nós nos orgulhamos de LaLiga por inovar e oferecer aos fãs maneiras de se sentirem mais conectados emocionalmente com seus clubes e ídolos”, finalizou Oscar Mayo, diretor geral executivo de LaLiga.

Compartilhe