Streaming

ASICS lança documentário com estudo sobre exercício físico e desempenho mental

O 'Mind Games - The Experiment' já está disponível no Amazon Prime Video

ASICS lança documentário com estudo sobre exercício físico e desempenho mental

20 de janeiro de 2023

5 minutos de Leitura

A ASICS, através de um documentário exclusivo, revela que o exercício físico pode melhorar significativamente a função cognitiva e o desempenho mental. Desde aumentar a memória de curto prazo até ajudar nos níveis de concentração, se exercitar aperfeiçoa o poder do cérebro e pode ser a solução para auxiliar em provas ou se destacar no trabalho.

Em um experimento, a ASICS convidou jogadores de todo o mundo, especializados em esportes da mente, como xadrez e esportes eletrônicos (eSports), e quem depende de funções cognitivas, para iniciar um programa de exercícios. Após quatro meses de atividades físicas regulares, suas mentes foram consideravelmente aguçadas e eles atuaram em um nível competitivo ainda mais alto.

As classificações internacionais dos participantes melhoraram em 75%, provando, mais uma vez, a estreita interação entre a nossa mente e corpo. A função cognitiva dos jogadores foi aumentada em média uma média de 10%, com habilidades de resolução de problemas melhorando em 9%, memória de curto prazo aumentando em 12%, além da velocidade e alerta de processamento que foram ampliados em 10%.

Outros resultados surpreendentes foram os níveis de confiança do grupo que aumentaram em 44%, a de concentração em 33% e os de ansiedade caíram 43%. A pesquisa mostra que o exercício pode ser tão eficaz para melhorar a função cerebral quanto aprender um segundo idioma, ler diariamente, tocar um novo instrumento musical ou resolver um quebra-cabeça todos os dias.1

O pesquisador e professor sobre estudos da saúde mental, Brendon Stubbs, desenvolveu e liderou o experimento. Cada jogador seguiu um programa de treinamento elaborado por Andrew Kastor, corredor e técnico internacional, onde foram incluídos cardio de médio impacto, treinamento de força e aumento de horário de exercício dos jogadores para 150 minutos por semana. Stubbs mediu a melhora mental dos integrantes com base nos desempenhos em esportes da mente, testes cognitivos e questionários de bem-estar durante o período de quatro meses do estudo.

“Todos nós sabemos que o exercício é bom para nossa saúde mental e física, mas o impacto no funcionamento cognitivo foi menos explorado. Queríamos examinar os efeitos do exercício em pessoas que dependem de suas habilidades cognitivas – competidores de esportes da mente. Nossos resultados mostram melhorias significativas em seu funcionamento cognitivo, incluindo níveis de concentração e habilidades de resolução de problemas”, disse Stubbs.

“O exercício estimula o crescimento celular no cérebro e aumenta rapidamente o fluxo sanguíneo para o hipocampo e o córtex pré-frontal, mecanismos que nos permitem reter melhor as memórias, processar informações e resolver problemas de maneira mais rápida. Se o exercício pode aumentar significativamente o desempenho mental de jogadores profissionais, imagine o que poderia fazer pelo resto de nós. Desde aumentar o foco ao estudar para um teste, até melhorar o estado de alerta antes de uma apresentação de trabalho, o exercício pode realmente aumentar o poder do cérebro”, completou.

Além de mostrar que o exercício melhorou a função cognitiva e as capacidades de jogo dos participantes, o professor Stubbs também descobriu que o bem-estar mental dos jogadores foi significativamente melhorado em 31%2 . No início do estudo, a pontuação média era abaixo de 58 e no final foi para 76, demonstrando que o impacto significativo do exercício também é um aliado nessa questão.

“Esses resultados são surpreendentes e falam sobre o poder do exercício. Muitos dos jogadores não conseguiam correr por mais de um minuto no início do estudo, então seus programas de treinamento tinham que ser moderados. 150 minutos por semana parece muito, mas você pode dividir isso em 5 séries de 30 minutos. Não importa o seu nível de condicionamento físico, os benefícios mentais do exercício são acessíveis a todos”, disse o treinador principal do estudo, Andrew Kastor.

Inspirado pelo experimento, uma equipe de filmagem acompanhou quatro jogadores competitivos enquanto eles faziam exercícios regulares para melhorar suas classificações no cenário internacional.

O resultado foi o documentário ‘Mind Games — The Experiment’, já disponível no Amazon Prime Video, narrado pelo ator e ativista de saúde mental, Stephen Fry. O longa-metragem documenta as jornadas de quatro jogadores (Kassa Korley, Ryoei Hirano, Ben Pridmore e Sherry Nhan) que se especializam em Xadrez, Mahjong, Memória e eSports, enquanto competiam em torneios profissionais ao redor do mundo.

“Nossa filosofia fundadora está literalmente em nosso nome, Anima Sana In Corpore Sano, ou no Sound Mind in a Sound Body (Mente sã em corpo são). Sempre incentivamos a utilização de exercícios tanto para benefícios físicos como mentais, mas esta é a primeira vez que exploramos o verdadeiro impacto no funcionamento cognitivo. Mind Games — The Experiment mostra o poder do exercício para aguçar a mente e esperamos que, depois de assistir ao documentário, todos, independentemente da idade, tipo de corpo ou nível de condicionamento físico, se inspirem a se mover para ajudar a impulsionar o cérebro”, finalizou Gary Raucher, EVP, Head de Produtos, Marketing e Merchandising da ASICS EMEA.

Compartilhe