O Atlético Mineiro pode ser mais um clube brasileiro a se tornar Sociedade Anônima de Futebol (SAF), isso porque segundo o jornalista da Itatiaia, João Vitor Xavier, o clube mineiro está na reta final de negociação com o norte-americano Peter Grieve.
+ Principal acionista do Manchester United vende 26% de suas ações
+ Guanyu Zhou, da F1, é o novo embaixador da Dior
Conforme revelado pelo jornalista, um grupo de investidores liderados por Peter Grieve já está em tratativas finais com o Atlético e também pretende anunciar a compra de um clube no campeonato inglês.
A suposta negociação envolvendo o clube mineiro gira em torno de R$ 1bi por 50% do futebol, com patrimônios como shopping, estádio e instalações de treino sendo negociadas à parte.
A torcida atleticana, por sua vez, divide opiniões acerca da possível venda. Nas redes sociais, torcedores manifestaram a sua insatisfação com o provável comprador, que não tem um bom currículo no meio futebolístico.
O comprador
Peter Grieve fez carreira atuando como banqueiro pelo banco Goldman Sachs. Hoje é o principal responsável pela empresa The Football Co, um grupo de investidores focados em eventos e equipes de futebol ao redor do mundo.
De 2009 a 2017 o empresário foi dono do clube Bantu Robers, do Zimbábue. Enquanto foi dono da equipe, sua melhor colocação foi o nono lugar da primeira divisão local, tendo um desempenho bem instável, com diversos rebaixamentos e acessos.
Em 2016 o empresário manteve conversas com o Hull FC, da Inglaterra, no entanto, não conseguiu fechar negócio com o clube que disputa a EFL Championship, a segunda divisão do futebol inglês.