Um dos maiores clubes de futebol do mundo, o Barcelona entrou com uma ação judicial contra a LaLiga, principal organizador do futebol espanhol, após ser impedido de aumentar sua folha salarial em 15%, como poderão as equipes que votaram a favor do projeto impulso.
+ Sil Fios e Cabos Elétricos anuncia patrocínio ao Flamengo
+ FC Dallas revela patrocínio duplo para a temporada de 2023
Conforme o site espanhol Palco13, o clube entrou com uma ação contra a LaLiga no tribunal comercial número 7 de Barcelona, onde argumenta que: “não pode competir em igualdade de condições com os outros 38 clubes da LaLiga, que em agosto de 2021 assinaram o acordo com a CVC”. Vale lembrar que esses clubes não estão sofrendo restrições por conta do limite financeiro e que o Barcelona passa por uma grande crise, que está fazendo o clube sofrer diversas sanções com a UEFA e Espanha.
Os clubes da LaLiga receberão uma compensação financeira graças a um acordo entre a organizadora do campeonato espanhol e a CVC Partners, onde 15% pode ser usada em pagamentos de dívidas e outros 15% em contratação de jogadores. No entanto, o FC Barcelona foi impedido de utilizar parte deste valor para garantir o pagamento de salários, por conta das regras do fair play financeiro.
Siga o MKTESPORTIVO no Instagram, Twitter e Facebook!
O projeto impulso foi uma estratégia adotada pela LaLiga com a intenção de fortalecer a marca e as equipes da Espanha. A CVC Capital Partners teria de investir cerca de €1,9 bilhão de euros em troca da cessão 9% dos direitos de transmissão durante os próximos 50 anos. No entanto, Barcelona, Real Madrid, Athletic Bilbao e a Federação Espanhola foram contra.