Indústria

Com Grupo City, Bahia torna-se o 18° clube da Liga do Futebol Brasileiro (Libra)

Clube era o único do Campeonato Brasileiro 2023 que ainda não havia se decidido sobre qual grupo fazer parte

Com Grupo City, Bahia torna-se o 18° clube da  Liga do Futebol Brasileiro (Libra)

06 de janeiro de 2023

2 minutos de Leitura

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) ganhou um reforço de peso: o Bahia. Agora SAF de propriedade do City Football Group, o Esquadrão era o único da elite de 2023 que ainda não havia se decidido. A informação foi dada primeiramente pelo jornalista Lauro Jardim, do O Globo.

Antes de formalizar a entrada do clube, Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, tinha duras críticas sobre a divisão das receitas da futura liga. Segundo o estatuto da Libra, a divisão será 40% de maneira igualitária, 30% por performance e 30% por engajamento, com cinco critérios: média de público nos estádios, base de assinantes de cada time no streaming, número de seguidores nas redes sociais, audiência na TV aberta e tamanho da torcida.

Já a Liga Forte Futebol (LFF), grupo “concorrente” que também possui times das Séries A e B, propõe um modelo em que 50% da receita seja distribuída igualmente entre os clubes, 25% por desempenho e 25% por audiência. A LFF também pede que não haja tanta disparidade entre os clubes com maior e menor remuneração.

Neste momento, a Libra conta com 18 equipes confirmadas. São eles: Bahia, Botafogo-RJ, Red Bull Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória.

Já a LFF conta com 24 agremiações, sendo 9 da elite elite (América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Internacional), 11 da Série B (Atlético-GO, Avaí, Ceará, Chapecoense, CRB, Criciúma, Juventude, Londrina, Sport, Tombense e Vila Nova), além de 4 da Série C (Brusque, CSA, Náutico e Operário-PR).

Compartilhe