Indústria

Com novo diretor executivo, LFP fará investimento bilionário no futebol francês

Entidade tem objetivo de desenvolver o futebol francês na mesma proporção do sucesso da seleção nacional

Com novo diretor executivo, LFP fará investimento bilionário no futebol francês

05 de janeiro de 2023

3 minutos de Leitura

A Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) entrará em uma nova era comercial. O projeto começou em julho de 2022, quando a entidade e os clubes do país aprovaram por unanimidade a concessão um novo impulso ao futebol francês através da criação de uma entidade comercial seguindo uma estratégia em parceria com a CVC Capital Partners (CVC).

Este projeto representa um investimento de € 1.5 bilhão e reflete a ambição de reposicionar a França entre as principais ligas de futebol tanto da Europa quanto do mundo por intermédio de investimentos diretos tanto nas marcas Ligue 1 e Ligue 2. Infraestrutura, conteúdo digital, novas ferramentas tecnológicas são alguns dos pilares que serão impactados.

Para tal, a LFP nomeou Ben Morel como seu novo diretor executivo. Em seu currículo, CEO da Six Nations Rugby desde 2018, além de mais de 20 anos na NBA, onde atuou como Diretor Geral e Vice-presidente sênior para o desenvolvimento da liga na Europa, África e Oriente Médio.

A entidade comercial, comandada pelo presidente da LFP, Vincent Labrune, e, agora, operacionalmente dirigida por Ben Morel, reflete a transformação da Ligue 1 em direção a um modelo de negócios focado no desenvolvimento do entretenimento e da marca. Esta nova unidade também permitirá que a Ligue 1 aprimore suas parcerias com emissoras nacionais e internacionais, patrocinadores e outros parceiros.

“A criação de nossa entidade comercial abre um novo capítulo para o futebol francês. Estou muito satisfeito que Ben Morel tenha se juntado a nós. Sua nomeação como CEO da entidade comercial se adequa com nossa forte ambição em desenvolver o futebol francês, uma missão que temos trabalhado intensamente nos últimos 18 meses cujo objetivo visa elevar os clubes franceses ao nível da nossa seleção. O recente desempenho da seleção francesa, vice-campeã do mundo de 2022 e campeã em 2018, confirma essa nossa visão e nos obriga a fazer de tudo para tornar nossa liga de futebol profissional uma referência no cenário europeu”, disse Vincent Labrune, Presidente da LFP.

“Gostaria de agradecer a Vincent Labrune e ao Conselho Fiscal pela confiança. Eles podem contar com minha determinação em liderar esta nova e excitante fase de crescimento do futebol francês. Irei trabalhar de perto em colaboração com todos os clubes e todas as outras partes interessadas da LFP para oferecer um produto inovador e de alta qualidade e colocando nossos fãs espalhados pelo mundo inteiro no centro desta nova abordagem”, acrescentou Ben Morel, novo CEO da entidade comercial da LFP.

Compartilhe