Redes Sociais

Após explicar regras do futebol no TikTok, árbitro é punido e suspenso de campeonato

De acordo com decisão, ele só poderá voltar a atuar em 2024

Após explicar regras do futebol no TikTok, árbitro é punido e suspenso de campeonato

24 de fevereiro de 2023

3 minutos de Leitura

Nesta quinta-feira (23), o árbitro italiano Alessandro Iuliano foi suspenso por 18 meses pela Associação Italiana de Árbitros (AIA) após explicar regras do futebol em um vídeo no TikTok.

+ CBF alerta clubes sobre exploração dos direitos comerciais e de transmissão da Copa do Brasil
+ G-Shock completa 40 anos apostando no segmento feminino e exaltando o esporte

A AIA considerou que a atitude de Iuliano violou o código de ética da arbitragem, que proíbe a divulgação de informações confidenciais ou o uso de plataformas de mídia social para discutir decisões de jogos.

“Sei que sou visto como um problema. Mas tenho a certeza que, amanhã, posso me revelar um recurso precioso […] Resolvi contar o que está acontecendo comigo, porque é certo que todo mundo saiba como está estruturado o mundo dos árbitros. Hoje as redes sociais são fundamentais, a AIA poderia explorá-los para conversar com os torcedores. Ainda existe uma barreira entre os torcedores e os árbitros, que com a internet pode ser finalmente derrubada”, disparou o jovem árbitro.

No vídeo, o árbitro explicou algumas das principais regras do futebol, como impedimento e falta, no entanto, comentou decisões de outros colegas de profissão, utilizando lances reais como exemplos. Segundo a imprensa italiana, a publicação do vídeo teria sido feita como uma iniciativa para aproximar o público do futebol e esclarecer dúvidas sobre as regras.

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Apesar disso, a AIA considerou que a ação do árbitro foi inapropriada e violou as normas de conduta da arbitragem. Em um trecho da decisão, publicada pelo árbitro em sua conta do Instagram, vê-se que o motivo foi a exposição de decisões de árbitros terceiros.

“Fazer declarações públicas de qualquer forma, mesmo através de sites da Internet, que digam respeito a escolhas diretas […] por qualquer membro, a menos que expressamente autorizado pelo Presidente de AIA […] E não se pode emitir declarações públicas de qualquer forma, relativas aos aspectos técnicos e associativos de AIA”, dizia parte da decisão que explicava o motivo das punições.

A suspensão de Iuliano gerou polêmica entre os fãs de futebol na Itália, que criticaram a decisão da AIA. Alguns argumentaram que a atitude do árbitro foi benéfica para a popularização do esporte, enquanto outros defenderam que as normas da arbitragem devem ser respeitadas e que o uso das redes sociais para divulgar informações sobre o futebol pode gerar polêmicas desnecessárias.

Compartilhe