Indústria

Athletico, Atlético-MG São Paulo e Vasco unem forças e fundam o Movimento pela Integridade no Futebol

Grupo quer fomentar boas práticas de compliance no futebol brasileiro, estruturando um cenário de integridade dentro e fora dos gramados

Athletico, Atlético-MG São Paulo e Vasco unem forças e fundam o Movimento pela Integridade no Futebol

28 de fevereiro de 2023

2 minutos de Leitura

Athletico, Atlético-MG, São Paulo e Vasco, uniram forças em prol da criação do Movimento pela Integridade no Futebol (MIF). O objetivo é fomentar boas práticas de compliance no futebol brasileiro, estruturando um cenário de integridade dentro e fora das quatro linhas.

A introdução do compliance busca, não somente coibir casos de corrupção, como também atuar para que o ambiente de trabalho seja saudável, empático e inclusivo.

O MIF será formado por profissionais dos departamentos jurídicos e de compliance dos clubes participantes, que já contam com estrutura implementada na área. Agora, eles se uniram para a troca de experiências e aprimoramento da gestão.

Segundo os clubes, entre os pilares que serão desenvolvidos pelo MIF, estão respeito, governança, transparência, sustentabilidade, ética, integridade, inclusão, diversidade e ESG (sigla em inglês para governança social, ambiental e corporativa). O MIF também visa estimular o crescimento das práticas de compliance no futebol nacional, em todas as categorias, a partir da criação de materiais que poderão ser acessados pelo público e aplicados como base para novos projetos.

“O Movimento traz visibilidade ao Compliance no futebol, como uma ferramenta para promoção da integridade e do respeito, além auxiliar a tomada de decisões conscientes pela alta gestão dos clubes. É, ainda, uma forma de fomentarmos a ideia de que o futebol é um agente de transformação da sociedade e todos os clubes podem contribuir neste cenário”, comentou Clarissa Arteiro, coordenadora de compliance do Vasco

O encontro, que serviu para oficializar a criação do projeto, contou com as presenças de Roberto Armelin, diretor jurídico e compliance officer do São Paulo, Fernando Monfardini, compliance officer do Atlético-MG, Marla Georgia Palma, compliance officer do Athletico, Clarissa Arteiro, coordenadora de compliance do Vasco, e Rafael Cabral, gerente jurídico do Vasco, além de Julia Serra de Godoy, representante do Comitê Brasileiro de Clubes.

Compartilhe