Indústria

CEO da Superliga Europeia propõe competição com 80 equipes

Nova competição volta a ser discutida na Europa

CEO da Superliga Europeia propõe competição com 80 equipes
Foto: Getty Images

09 de fevereiro de 2023

2 minutos de Leitura

CEO da A22 Sports Management, Bernd Reichart deu entrevista ao jornal alemão Die Welt nesta quinta-feira (9), voltando a falar sobre a criação de uma Superliga Europeia. Desta vez, ele comentou sobre a possibilidade de criar uma competição com cerca de 80 equipes.

+ Cosworth não considera retornar à F1, apesar da volta da ex-parceira Ford
+ Patrocínio de clube inglês gera indignação pública e crise na África do Sul

Originalmente a Superliga Europeia contaria com 20 equipes, sendo 14 delas fixas. A ideia, apesar de contar com interesse de alguns clubes, sofreu muitas críticas e até manifestações de torcedores. Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham desistiram do projeto 48 horas após os movimentos negativos das torcidas.

Reichart comentou que a nova Superliga contaria com 60 a 80 times, cada um garantido pelo menos 14 partidas por temporada, além de continuar jogando em suas ligas nacionais. A22 não forneceu mais detalhes sobre o formato.

Ainda durante a entrevista, o executivo comentou que diversas mudanças precisam acontecer no futebol europeu, no entanto, todas as propostas são negadas pela atual administração, que chega a ameaçar de punições alguns gestores e equipes.

“Nossas conversas também deixaram claro que os clubes muitas vezes acham impossível falar publicamente contra um sistema que usa a ameaça de sanções para impedir a oposição […] Nosso diálogo foi aberto, honesto, construtivo e resultou em ideias claras sobre quais mudanças são necessárias e como elas podem ser implementadas. Há muito a fazer e vamos continuar nosso diálogo.”, comentou.

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Má fama pode inviabilizar o negócio

Apesar da mudança de abordagem e proposta feita pelo executivo, a imprensa e a torcida europeia não vê com bons olhos a criação de uma nova liga tão impactante. Conforme relatado pelo jornalista inglês Simon Stone. A ideia inicial de “monopólio” entre os grandes clubes foi tão mal recebida que nenhuma mudança vai agradar os torcedores.

A Premier League é onde há menos apoiadores para a criação da Superliga. Ao que indica os especialistas locais, somente Real Madrid, Juventus e Barcelona declaram apoio e o motivo seria a falta de adversários e a pouca atratividade de suas ligas nacionais.

Compartilhe