Coluna

COB comete um verdadeiro crime contra o Futsal Brasileiro

Entidade excluiu a modalidade dos Jogos da Juventude prejudicando milhares de jovens esportistas e profissionais

COB comete um verdadeiro crime contra o Futsal Brasileiro
Foto: Thaís Magalhães/CBF

28 de fevereiro de 2023

5 minutos de Leitura

Fellipe Drommond
Fellipe Drommond
Sócio Diretor do Grupo TFW, CEO do Magnus Futsal e CMO da More Skills

O Comitê Olímpico Brasileiro, responsável por promover e organizar todas as modalidades olímpicas do país, anunciou no início de fevereiro a exclusão do Futsal do programa de modalidades dos Jogos da Juventude, principal competição para o fomento do esporte de alto rendimento entre jovens de 15 a 18 anos do Brasil.

A medida, de acordo com nota publicada pela entidade, prevê adequar os jogos ao programa de preparação dos Jogos Olímpicos de Verão, mas sobretudo ignora o fato de que o Futsal faz parte do programa do COI (Comitê Olímpico Internacional) dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude (até 18 anos) desde 2018.

A decisão unilateral da entidade fica ainda mais “estranha” quando olhamos para o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018. Realizado na cidade de Buenos Aires, em 12 dias de disputa a delegação brasileira que contava com 79 atletas conquistou quatro pratas, nove bronzes e somente duas medalhas de ouro, com Keno Marley no boxe e, pasmem, com a equipe masculina de futsal. É ISSO MESMO: O FUTSAL DO BRASIL É CAMPEÃO OLÍMPICO!!!

Nós tentamos compreender, fazemos muita força, mas é impossível entender o que faz o COB excluir o futsal de todos os seus programas. É impossível entender por que o COB não é o principal incentivador entre todas as entidades mundiais para tornar o Futsal Olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão adulto?

Uma modalidade genuinamente brasileira, com mais de 90% de aproveitamento no masculino e feminino todas as vezes que entrou em quadra, com soberania de jogadores brasileiros desde sempre entre os melhores do mundo, o país que mais exporta jogadores para os grandes clubes europeus, tem a LNF (masculina) e LFF (feminina) como as ligas mais competitivas e organizadas do planeta, modalidade mais praticada no Brasil nas escolas (cerca de 14 milhões) e segue sendo tratada em seu próprio Comitê Olímpico com absoluto descaso.

Talvez uma decisão política? Se sim, exclusivamente do COB, porque o Ministério do Esporte através de nota publicada pela ministra Ana Moser manifestou sua surpresa perante a decisão e solicitou uma reavaliação do planejamento da modalidade. Porém, a decisão foi mantida. Problemas financeiros, porque as delegações de futsal são muito grandes? Não cabe essa justificativa, porque cerca de 83% da receita do COB provém de patrocínios, convênios e acordos de verbas originárias do Governo Federal.

Enquanto o futsal não somente fica fora da divisão de verba da Lei Agnelo Piva (que destina um % da arrecadação bruta das Loterias Federais ao fomento do esporte brasileiro) como seus atletas também não participam do programa de bolsa atleta. Além disso, estima-se que o custo do futsal nos jogos da juventude seriam próximos de R$ 750.000,00, quantia essa que o Ministério do Esporte estaria disposto a cobrir para manter a modalidade no programa.

O veemente repúdio histórico do COB com o Futsal nos permite acreditar em uma única versão, a infeliz realidade de que os seus presidentes e diretores, historicamente originários de modalidade olímpicas populares, preferem manter o gigante adormecido para que não tragam para dentro de casa uma modalidade que em pouco tempo poderá tornar-se a de maior notoriedade dentro do programa dos Jogos Olímpicos. No mínimo uma visão ignorante, porque se o COB promovesse uma campanha global para tornar o futsal olímpico, atingisse o êxito e posteriormente viesse a ganhar medalhas com a modalidade, certamente tal visibilidade atrairia ainda mais patrocinadores e receitas para a entidade, consequentemente apoio para modalidades menos praticadas se desenvolverem.

Inconcebível, um verdadeiro crime contra o esporte brasileiro que prejudicará milhares de jovens estudantes que recebem apoio e bolsa de estudos por representar o futsal em suas regiões e treinadores/professores que naturalmente perderão seus empregos com a falta de fomento da modalidade. Triatlo, Esgrima, Tiro com Arco e Águas abertas, foram incluídas com extrema justiça ao programa dos Jogos da Juventude no lugar do futsal, mas uma entidade que tem como principal objetivo fomentar o esporte brasileiro deveria trabalhar arduamente para somar e não subtrair.

Eu espero que deste limão possa sair uma limonada, quem sabe uma campanha nacional encabeçada pelo Ministério do Esporte e Governo Federal para promover a inclusão do Futsal nos Jogos Olímpicos e assim, top down, o COB possa corrigir um erro histórico com um trabalho verdadeiro de fortalecer a modalidade em nível internacional para a realização do sonho olímpico. Afinal, o Futsal nas Olimpíadas será bom para o Judô, o Vôlei, a Natação , o Basquete, a Esgrima, o Triatlo, para todo o Brasil.

Link do site do COI com o Futsal no programa da modalidade dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Link do ge.com exaltando a medalha de ouro do futsal.

Compartilhe