Indústria

Com aprovação dos seus clubes, Liga Forte Futebol publica modelo de divisão de receita

Pelo modelo, a diferença máxima de receita entre clube que recebe a maior receita e o clube de menor receita pela LFF será de 3,5x, em qualquer cenário

Com aprovação dos seus clubes, Liga Forte Futebol publica modelo de divisão de receita

27 de fevereiro de 2023

2 minutos de Leitura

A Liga Forte Futebol (LFF) divulgou, nesta segunda-feira (27), o modelo de distribuição de receitas da Liga Brasileira que acredita ser o mais forte e competitivo para o futebol do país.

Aprovado pelos clubes e acordado com a Serengeti Asset Management e Life Capital Partners, ele já consta nos documentos formalizados entre LFF e os investidores.

No modelo proposto, existe a distribuição de receitas para as Séries A, B e C do futebol brasileiro, equilíbrio na divisão das receitas, mobilidade, fair play financeiro e governança.

A LFF destaca que o seu interesse é “pela formação de uma liga no Brasil com a participação de 40 clubes, e que por isso continua aberta ao diálogo com todas as agremiações que tenham interesse na formatação de um modelo que fortaleça o futebol no país, no intuito de criar uma liga que possa se tornar uma das três maiores do mundo”.

Pelo modelo, a diferença máxima de receita entre clube que recebe a maior receita e o clube de menor receita pela LFF será de 3,5x, em qualquer cenário. Ou seja, se o clube de menor receita receber 100, o clube de maior receita não poderá receber mais do que 350.

Os clubes são ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense e Vila Nova.

Modelo Liga Forte Futebol

Divisão das receitas entre as Séries A, B e C:

Por entender que “o fortalecimento das Séries B e C é fundamental para o crescimento do futebol brasileiro”, a LFF definiu que suas receitas serão compartilhadas da seguinte forma, independentemente de como sejam comercializados os direitos:
● Série A: 80%
● Série B: 18%
● Série C: 2%

Critérios de divisão na Série A:
● 45% igualitário
● 30% performance em campo
● 25% apelo comercial

Performance em campo: foi estabelecida previamente uma tabela com os percentuais que os clubes recebem da receita em cada uma das posições da tabela.

Apelo comercial: foi usada a audiência média, ponderada pelo investimento de cada emissora de TV/serviço de streaming para definir um ranking de clubes. Esses clubes ordenados pelo ranking são distribuídos em uma tabela previamente estabelecida com percentuais de receita para cada posição do 1° ao 20° em termos de audiência.

Compartilhe