Indústria

Fórmula 1 oficializa retorno da Ford para a temporada 2026

Red Bull Powertrains e a Ford vão desenvolver a unidade de potência híbrida para Oracle Red Bull Racing e AlphaTauri

Fórmula 1 oficializa retorno da Ford para a temporada 2026

03 de fevereiro de 2023

3 minutos de Leitura

Confirmando rumores sobre possível retorno, a Ford oficializou, nesta sexta-feira (3), junto à Fórmula 1, sua volta à competição para a temporada de 2026. A montadora americana irá atuar em parceria com a Red Bull Powertrains para o desenvolvimento do sistema de propulsão híbrida de nova geração que será usado a partir da temporada de 2026.

+ Chefe de equipe da F1 detona presidente da FIA: “Todos acham que ele tem que sair”
+ Corinthians fecha patrocínio com Granito Pagamentos para o time feminino

A Red Bull Ford Powertrains vai fornecer as unidades de potência para as equipes Oracle Red Bull Racing e Scuderia AlphaTauri, a partir de 2026 até pelo menos 2030.

“Este é o início de um novo capítulo emocionante na história do automobilismo da Ford, que começou quando meu bisavô venceu a corrida que ajudou a lançar nossa empresa”, disse Bill Ford, presidente executivo da montadora.

“A Ford está voltando ao topo do esporte, ao lado da campeã mundial Oracle Red Bull Racing, trazendo a longa tradição da Ford em inovação, sustentabilidade e eletrificação para um dos palcos de maior visibilidade do mundo”, acrescentou.

O motivo estratégico que leva a montadora voltar à competição é o crescimento do esporte em terras Norte-Americanas, principal fonte de renda da Ford. Executivos da marca também argumentaram que o aumento de preocupação com a natureza, com motores menos poluentes, também foi um atrativo.

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Novo Motor Ford

A partir de 2023, a Ford e a Red Bull Powertrains trabalharão para desenvolver a unidade de potência que fará parte do novo regulamento técnico, incluindo um motor elétrico de 350 kW e um novo motor a combustão capaz de usar combustíveis totalmente sustentáveis, para a temporada de 2026.

“O retorno da Ford à Fórmula 1 com a Red Bull Racing tem tudo a ver com onde estamos indo como empresa — veículos e experiências modernos, cada vez mais elétricos e definidos por software”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“A F1 será uma plataforma de incrível custo-benefício para inovar, compartilhar ideias e tecnologias e interagir com dezenas de milhões de novos clientes.”, completou.

Jordan EJ13 usava motor V10 Ford em 2003 – Foto: Canadian Grand Prix

A Fórmula 1 está alinhada com o pensamento da Ford e o crescimento de tecnologia que utilizam energia limpa em motores foi um grande atrativo para a montadora voltar ao campeonato.

“Nosso compromisso é de carbono zero até 2030 e introduzir combustíveis sustentáveis nos carros de F1 a partir de 2026. Isso também é uma razão importante para a decisão deles em entrar na F1.”, finalizou Stefano Domenicali, diretor-executivo da Fórmula 1.

Em 2026, a Ford será a única fabricante a disputar desde as categorias de base até a Fórmula 1, incluindo WEC e IMSA. Ela estará nas 24 Horas de Le Mans com o Mustang GT3, no WRC com o M-Sport Ford Puma Hybrid Rally1, na Baja 1000 com a Ranger Raptor e o Bronco, e na NASCAR, NHRA e Supercars com o Mustang.

Apesar de estar fora do cenário competitivo de Formula 1 desde 2004, a Ford ja deixou sua marca na história da competição. Foi campeã do Mundial de Pilotos em 13 oportunidades e outros dez do Mundial de Construtores. Sua última vitória na categoria foi no GP do Brasil de 2003.

Compartilhe