Indústria

Marko critica FIA por veto às manifestações políticas dos pilotos: “Vivemos em uma sociedade democrática”

Desde 2022, os atletas estão proibidos de realizarem manifestações públicas

Marko critica FIA por veto às manifestações políticas dos pilotos: “Vivemos em uma sociedade democrática”
Temporada da Fórmula 1 começa dia 23, no Bahrein - Foto: Erik Junius

01 de fevereiro de 2023

2 minutos de Leitura

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) vem recebendo uma série de críticas desde que proibiu, em dezembro de 2022, manifestações políticas vinda dos pilotos licenciados pela entidade. Nesta quarta-feira (1º), o consultor da Red Bull, Helmut Marko fez duras criticas a decisão.

+ CBF aumenta premiação da Copa do Brasil e campeão pode receber até R$ 91.8 milhões
+ Flamengo é o time brasileiro com o elenco mais caro da história do Mundial de Clubes

O comentário contra a decisão da federação foi feito durante entrevista ao canal belga RTL. Na ocasião, Marko revelou que a medida é um erro e defendeu a liberdade de expressão:

“É uma decisão claramente incorreta […] Os pilotos são cidadãos responsáveis que estão no olho do público mundial, e eles sabem como e o que eles têm que dizer. No geral, vivemos em uma sociedade democrática, e todos podem expressar suas opiniões”, disparou.

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Recentemente o piloto da Alfa Romeo, Valtteri Bottas também demonstrou indignação com a medida tomada pela FIA sobre manifestações políticas. O atleta comentou, durante participação em uma corrida na suécia, ser contra a decisão.

“Não entendo porque eles querem nos controlar. Acho que devemos ter o direito de falar sobre o que queremos. É como eu vejo isso, mas veremos o que acontece”, argumentou o piloto.

Compartilhe