Campeonatos

O que esperar dos grandes do Rio de Janeiro para o Carioca de 2023?

Não dá para cravar que um em específico será campeão do estadual ou até mesmo brilhará mais do que os outros.

O que esperar dos grandes do Rio de Janeiro para o Carioca de 2023?

09 de fevereiro de 2023

4 minutos de Leitura

Todo início de ano os torcedores brigam com as próprias expectativas quanto aos times do seu coração. O fato é que, assim que uma temporada acaba, a perspectiva da próxima é sempre ser melhor – ainda que muitas vezes não seja. Mas, afinal de contas, o que esperar dos grandes do Rio de Janeiro para o Carioca de 2023?

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco são times que chegam em 2023 em momentos e situações distintas. No entanto, um detalhe em específico acaba os unindo de uma certa forma: pelo menos neste ano, todos os quatro clubes, considerados os gigantes do Rio de Janeiro, estão na Série A do Campeonato Brasileiro.

Alguns se reforçaram mais, outros menos, mas uma coisa é inegável – não dá para cravar que um em específico será campeão do estadual ou até mesmo brilhará mais do que os outros. Isso porque, em uma análise geral, todos os quatro têm plenas condições de conquistar o Carioca – cada qual da sua forma.

No entanto, é possível sim prever algumas características específicas de cada equipe com base em seus elencos e suas contratações. Dito isso, saiba o que esperar dos grandes do Rio de Janeiro para o Carioca de 2023:

Flamengo 

Atual tricampeão do Campeonato Carioca, o Flamengo vem sendo o time a ser batido no Rio de Janeiro já há alguns bons anos. De 2019 para cá, o clube elevou o seu patamar não apenas no cenário estadual, mas também nacional, sendo em diversos momentos superior aos seus adversários. 

Apesar de continuar sendo uma equipe excelente, o Flamengo agora contará com adversários muito mais equilibrados. O que se pode esperar do clube no Carioca de 2023 é justamente um período de testes com garotos da base na etapa inicial e, do meio para frente, a vontade de testar uma equipe competitiva.

O rubro-negro terá que voltar a encaixar o volante Gerson, um dos grandes nomes das conquistas de 2019, em seu elenco. Além disso, com a possível volta de Bruno Henrique, deverá escolher entre abrir mão do atleta que por tantas vezes foi decisivo e apostar no ataque com Pedro e Gabigol ou ir para uma formação com três atacantes.

Da mesma forma, pode-se esperar um Flamengo extremamente competitivo também fora das quatro linhas, por conta de uma pessoa: Vítor Pereira. O técnico, que deu uma injeção de ânimo no Corinthians no ano passado, promete fazer exatamente o mesmo com o rubro-negro nesta temporada.

Fluminense 

O Fluminense é um dos clubes que chega mais forte para o Campeonato Carioca de 2023, por uma série de motivos. Contratações, definitivamente, não é um desses motivos, visto que o time foi pouco ao mercado e trouxe atletas bem pontuais como, por exemplo, o já experiente Keno – que estava no Atlético Mineiro.

O que se pode esperar do Fluminense para o Carioca de 2023 é justamente a continuidade de um trabalho que já vinha sendo muito bem feito no ano passado pelas mãos do técnico Fernando Diniz. O Tricolor das Laranjeiras renovou com boa parte do elenco, o que garante uma base entrosada para dar sequência a um trabalho primordial.

Em 2022, Diniz assumiu o Fluminense já com o ônibus andando. No meio da temporada, transformou o estilo de jogar do clube, impulsionou peças como John Arias, Paulo Henrique Ganso e, também, o argentino Cano – que terminou o ano como nada mais nada menos do que o artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Agora, o Fluminense de Diniz poderá dar sequência a um bom trabalho desde o primeiro mês. Isso faz com que o clube fique entre os favoritos para a competição.

Vasco

O Vasco da Gama chega em 2023 com um fator em específico que nem um outro dos quatro grandes do Rio de Janeiro tem: a volta para a Série A do Campeonato Brasileiro. Com isso, o clube promete estrear no Carioca de 2023 com um gás gigantesco, querendo se provar para a torcida desde a primeira competição.

Além disso, o Vasco promete trazer alguns reforços de peso para o seu ano. Um deles já está confirmado: o centroavante Pedro Raul que, no ano passado, se destacou e muito com a camisa do Goiás e, mesmo que o time goiano não tenha ido tão bem, acabou entre os principais artilheiros do Brasileirão.

Botafogo

E para finalizar este artigo sobre o que esperar dos grandes do Rio de Janeiro para o Carioca, vamos para aquele que ainda reúne as maiores dúvidas. Estamos falando do Botafogo, que tem em sua vantagem a expectativa de engrenar nas mãos de John Textor e o peso de talvez não dar certo tão cedo.

Com bons garotos em seu elenco, o Botafogo também deve apostar em contratações pontuais para compor um time, desta vez, mais competitivo. O clube não foi mal em 2022, mas não encantou o tanto que a torcida esperava que fosse. Por isso, há também a expectativa de muita garra ainda no estadual. 

Compartilhe