Atletas

Patrocinadores do Sada Cruzeiro se posicionam após Wallace fazer enquete sobre ‘tiro na cara de Lula’

Jogador já foi afastado pela equipe por tempo indeterminado

Patrocinadores do Sada Cruzeiro se posicionam após Wallace fazer enquete sobre ‘tiro na cara de Lula’

01 de fevereiro de 2023

4 minutos de Leitura

Wallace Souza, jogador do time de vôlei do Sada-Cruzeiro, postou uma enquete no story de seu Instagram perguntando se os seus seguidores atirariam no rosto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O atleta sempre se posicionou favorável ao ex-presidente Jair Bolsonaro e defensor do armamentismo.

Na postagem, Wallace escreveu: “Alguém faria isso” com um emoji de anjo sorrindo. Após repercussão absolutamente negativa nas redes sociais, o campeão olímpico no Rio 2016, apagou a mensagem.

Em seu Twitter, Ana Moser, ministra do Esporte e ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, também criticou a postagem incitando violência.

“Antes de atleta, o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder às nossas leis e instituições”, publicou.

Em nota, o Cruzeiro informou que o atleta foi afastado por tempo indeterminado e que o clube está atento aos desdobramentos legais do que chamou de “lamentável episódio”.

“A diretoria do Sada Cruzeiro, reforça, novamente, que repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência, após as postagens do atleta Wallace. Atento aos desdobramentos, o clube informa que vem tomando providências diante do fato. O clube exigiu do atleta Wallace a plena retratação e um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com as suas postagens. Conforme previsto em contrato, o Sada Cruzeiro informa que Wallace será punido com afastamento e uma suspensão por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira”, destacou a equipe.

Após a repercussão negativa do seu conteúdo, Wallace se retratou nas redes sociais. Além de pedir desculpas, o jogador do Cruzeiro disse que “não tinha intenção de incitar a violência”. Tudo feito com a postagem com os comentários bloqueados.

Patrocinadores do Sada-Cruzeiro se posicionam

Diante do caso, patrocinadores do vôlei do Cruzeiro se manifestaram em relação à postagem violenta contra o presidente Lula feita pelo oposto.

“A Cooperativa é veementemente contra qualquer incitação à violência e à intolerância. A Unimed-BH tem como um dos seus valores inegociáveis o respeito ao ser humano. Dessa forma, repudia qualquer tipo de declaração que incentive o ódio e que seja contrária ao seu principal propósito: preservar a vida”, publicou a Unimed-BH.

“A ArcelorMittal repudia veementemente qualquer tipo de manifestação que exalte ou estimule o ódio e a violência. A empresa lamenta profundamente o recente posicionamento do atleta da equipe masculina de voleibol do SADA Cruzeiro, Wallace de Souza, cuja atitude desrespeita os valores e princípios da nossa organização. Patrocinamos o SADA Cruzeiro por acreditar no potencial transformador do esporte para a formação cidadã com consciência social e coletiva. A ArcelorMittal acompanha atentamente as tratativas junto ao clube e os desdobramentos do caso”, destacou a ArcelorMittal.

“A Diretoria da Associação Esportiva e Social SADA repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência e esclarece que não compactua de maneira alguma com as recentes publicações do atleta Wallace de Souza em suas redes sociais. Dentro do que cabe ao patrocinador máster do Sada Cruzeiro, foi definido o afastamento imediato do atleta por tempo indeterminado e exigida a plena retratação e pedido público de desculpas. Permanecemos atentos aos desdobramentos legais deste lamentável episódio e novas medidas serão estudadas”, divulgou o Grupo Sada, um dos principais parceiros da equipe.

Por fim, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também veio a público para repudiar a manifestação de ódio do atleta.

“A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade”, finalizou.

Compartilhe