Indústria

Ronaldo Tv: um fenômeno de marketing e conteúdo

Marco Antonio Araujo, CEO da Beyond Films, detalha o sucesso da cobertura da Copa do Mundo do Catar no canal e futuros projetos

Ronaldo Tv: um fenômeno de marketing e conteúdo
Marco Antonio Araujo, diretor da Beyond Films

06 de fevereiro de 2023

4 minutos de Leitura

“O ídolo fala com o fã. Sem filtros. Sem receios. Inspirar as pessoas é o que buscamos”. Partindo desta premissa, a Beyond Films, parte da holding ODDZ Network, cujo sócio majoritário é Ronaldo Nazário, chegou ao mercado brasileiro buscando aproximar o público de um dos maiores ídolos do futebol mundial.

Em maio de 2022, a startup especializada em mídia e conteúdo já anunciava que teria uma atuação multiplataforma partindo de filmes, séries, documentários, transmissões esportivas e demais entregas digitais.

Na Beyond, um dos braços é a Ronaldo Tv, que a partir da presença de Ronaldo, se tornou um divisor de águas na forma como o mercado e o público tem lidado com o streaming de futebol, bem como numa relação cada vez mais sem barreira do ídolo com seus fãs.

“A Beyond Films nasce com o propósito de querer que o ídolo e a personalidade possam se expressar com suas próprias palavras, conte a sua historia, interaja com a comunidade, a partir de uma relação mais verdadeira e espontânea. E isso vai além da Ronaldo Tv, que é um dos nossos braços”, disse Marco Antonio Araujo, diretor da Beyond Films, em entrevista ao Lideranças, o podcast do MKTEsportivo.

Ronaldo na estreia do documentário ‘Ronaldo, O Fenômeno’

Com o público acostumado a ver o Ronaldo na posição de jogador e garoto-propaganda de grandes marcas, bem como sua atuação posterior como empresário, agora, entra uma terceira vertente na trajetória do Fenômeno como parte de uma estratégia de expansão do seu público: a de criador de conteúdo.

O Ronaldo se tornou um creator. Ele decidiu renovar o seu público, falar com os mais jovens, que talvez nem o tenham visto em campo. Assim, ele acaba expandindo sua presença por meio da Ronaldo Tv.

Marco Antonio Araujo

Mesmo com pouco mais de um ano de vida, a Ronaldo Tv já tem ativos importantes em seu portfólio. Além de um torneio de Call of Duty, do Galácticos Open (torneio de tênis em prol da Fundação Fenômenos), e da transmissão do Cariocão 2022, o grande destaque desta curta trajetória foi a cobertura da Copa do Mundo do Catar.

A partir de uma parceria com a FIFA, o canal não somente obteve acessos exclusivos a jogadores e tinha um estúdio dentro dos estádios, como também impulsionou seus números a partir de uma entrega que é praticamente impossível de mensurar. Tudo disponível apenas na Ronaldo Tv, seja via Ronaldo, ou mesmo por meio dos creators que fazem parte da plataforma.

“Foram mais de 200 milhões de visualizações durante a Copa do Mundo na Ronaldo Tv. Começamos o torneio com um numero mediano de seguidores e tivemos um alavancagem grande no período. É um conteúdo organicamente tão forte, que ele fura e muito a bolha de seguidores”, salientou Marco.

Durante a Copa do Catar, Ronaldo entrevistou diversos jogadores do Brasil

“Este número [200 milhões] é apenas da Ronaldo Tv. Se pegarmos os influenciadores que reproduziram o nosso conteúdo, além da Tv aberta, com Globo e Band; e fechada, com ESPN e sportv, que também utilizaram…Imprensa estrangeira, como L’Équipe. Todos replicaram a Ronaldo Tv. Com a mídia espontânea, são bilhões de views. Não conseguiria metrificar”, reforçou.

Para 2023, os planos da Beyond Films envolvem uma ampla cobertura da Copa do Mundo feminina, cujas marcas interessadas poderão embarcar no alcance no canal e nos conteúdos originais que serão criados, bem como a continuidade das lives do Ronaldo, carro-chefe da plataforma.

“Para 2023, nós temos em Ronaldo Tv as lives do Ronaldo, que são um canhão que repercute absurdamente no mundo, além de uma super cobertura de Copa do Mundo feminina. Planejamos fazer algo grandioso. O futebol feminino tem uma margem de crescimento surreal. Queremos fazer algo tão especial quanto fizemos na Copa do Mundo masculina”, finalizou Marco.

Compartilhe