Mídia

BBC reintegra Gary Lineker após criticas ao governo britânico

Apresentador e ex-capitão da seleção inglesa havia sido suspenso por defender imigração de refugiados

BBC reintegra Gary Lineker após criticas ao governo britânico
Darren Staples / AFP

13 de março de 2023

2 minutos de Leitura

Nesta segunda-feira (13), a rede de comunicação britânica BBC voltou atrás e reintegrou o apresentador e ex-jogador de futebol Gary Lineker ao seu time de especialistas. A decisão foi tomada após parte dos funcionários ameaçarem não participar da programação da emissora como forma de protesto.

+ Nike reordena sua liderança na divisão feminina e nomeia nova CEO
+ Itália será candidata para sediar Euro 2032

O ex-atleta havia sido suspenso pela diretoria do canal após tecer críticas à política adotada pelo governo da Inglaterra em relação a refugiados. Em sua conta do Twitter, Gary comparou falas da ministra do interior Suella Braverman com a linguagem usada na Alemanha nazista dos anos 1930.

O apresentador sempre deixou claro publicamente que apoiava a imigração de pessoas em vulnerabilidade para a Inglaterra, ele já chegou a hospedar refugiados em sua casa, além de ser fundador de uma produtora de podcasts voltados a assuntos políticos.

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Diversas personalidades ligadas à comunicação e política foram em defesa de Lineker e questionaram a neutralidade da BBC, considerada a principal emissora estatal do mundo, tendo como um de seus princípios a imparcialidade.

Tim Davie, diretor-geral da BBC desde 2020, comentou que a punição do apresentador foi justa e deixou claro que Gary concordou em seguir as novas diretrizes de neutralidade, até que uma nova linha editorial seja definida. O apresentador, por sua vez, não fez objeções à fala do diretor da emissora, além de comentar que é “um trabalho quase impossível para manter todos felizes, principalmente na área de imparcialidade”.

Compartilhe