Indústria

Com Flamengo e Palmeiras garantidos, Mundial de Clubes é oficializado com 32 times

Nova competição acontecerá a cada 4 anos, no entanto, um novo torneio mundial vai acontecer todos os anos

Com Flamengo e Palmeiras garantidos, Mundial de Clubes é oficializado com 32 times

15 de março de 2023

2 minutos de Leitura

O novo formato do Mundial de Clubes foi revelado nesta terça-feira (14), confirmando rumores sobre sua realização com intervalo de 4 anos. A nova competição contará com 32 equipes, sendo que Palmeiras, Flamengo. Real Madrid (ESP), Chelsea (ING) e Al Hilal (SAU) já estão garantidos. A primeira edição será em 2025.

+ Com projetos sociais e novas parcerias, XTERRA Brasil leva desenvolvimento social e sustentável para Ilha Grande
+ Arábia Saudita ratifica foco na F1 com Saudia como patrocinadora da Aston Martin

Os cinco clubes já confirmados entram na regra dos vencedores continentais, que conquistaram a principal liga das suas respectivas regiões a partir de 2021. A nova regra também se aplica aos que conquistarem as competições até 2024.

As 32 vagas, no entanto, serão preenchidas de maneiras distintas. A distribuição da quantidade por região foi definida por votação, realizada em fevereiro deste ano, que contou com aprovação unânime.

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
  • Conmebol (América do Sul): 6 — Flamengo e Palmeiras já confirmados
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12 — além das 4 campeãs, demais equipes serão definidas pelo ranking da UEFA
  • País-sede do torneio: 1

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Mundial todos os anos

Apesar do novo formato com 32 equipes acontecendo a cada 4 anos, assim como a Copa do Mundo, a competição também ocorrerá anualmente, no entanto, com algumas alterações se comparado ao atual formato.

A partir de 2024, os campeões da Concacaf (América Central/Norte) e Libertadores da América (América do Sul) se enfrentarão em uma semifinal para definir quem disputará o título contra os campeões da Champions da África, Champions da Ásia e da Oceania. O vencedor do pequeno torneio enfrentará o campeão da Champions League (Europa) em decisão que definirá a melhor equipe do mundo naquela temporada. Este novo formato ocorrerá, inclusive, nos anos em que o mundial com 32 equipes acontecer.

A Fifa anunciou que apenas as finais da primeira etapa e a decisão com o campeão da Champions League serão em locais neutros. Portanto, ao contrário do atual formato do Mundial de Clubes, o campeão do país-sede não disputará o torneio. Ainda não foi revelado as datas e o local para a edição de 2024.

Compartilhe