Indústria

Com projetos sociais e novas parcerias, XTERRA Brasil leva desenvolvimento social e sustentável para Ilha Grande

A competição mobilizou mais de 2 mil pessoas, entre atletas profissionais, amadores e familiares

Com projetos sociais e novas parcerias, XTERRA Brasil leva desenvolvimento social e sustentável para Ilha Grande
Fotos: Rodrigo Barreto

15 de março de 2023

5 minutos de Leitura

No último final de semana, Ilha Grande, distrito de Angra dos Reis, reconhecido como patrimônio mundial da Unesco e localizado na costa oeste do Rio de Janeiro, recebeu a primeira etapa de 2023 do XTERRA Brasil – maior circuito de esportes outdoor do mundo.

A competição mobilizou mais de 2 mil pessoas, entre atletas profissionais, amadores e familiares que participaram das provas de Triathlon Sprint, Swim Storm, Trail Run, Kids e Endurance 50k, novidade para a etapa na temporada.

Na sexta (10), o evento iniciou com o XTERRA Village, arena aconchegante proporcionando ambientação dos atletas, trocas entre eles e experiências com marcas parceiras, além da retirada de kits.

No mesmo dia, o restaurante Lonier Garoupas, em parceria com o XTERRA, promoveu simpósio técnico, com o tradicional jantar de massas para os atletas inscritos na prova de Triathlon Sprint.

Já no sábado (11), ao nascer do sol, a ilha foi tomada pela adrenalina e espirito esportivo dos atletas inscritos. Uma das principais novidades para 2023 foi a retomada da parceria XTERRA com a The North Face, marca global de produtos outdoor com mais de 50 anos de mercado. Atleta da The North Face, a competidora Rosalia Camargo, primeira colocada na categoria feminina no Endurance 50k, comemorou a oportunidade em competir na etapa. Ela agora já conta os minutos para o próximo desafio do XTERRA, em Ilhabela (SP).

“Que alegria foi correr os 50k do Endurance na Ilha Grande. O percurso foi super desafiador, passando por longos trechos de single track no meio da mata. Achei sensacional a ideia das duas voltas, já que a gente passava pela área da largada/chegada e sentia a energia do público. Foi lindo! Contando os dias para a próxima etapa de Ilhabela”, falou Rosalia.

Vencedor na categoria masculina da ultramaratona de Endurance 50k, o atleta Henrique Lacaz comemorou o desempenho alcançado. Além disso, o percurso desafiador foi algo que motivou o competidor em buscar o resultado.

“A prova foi incrível para mim em todos os aspectos. A organização estava demais, as trilhas estavam super bem delimitadas e também a seleção dos lugares que passamos foi impecável. Passar por Lopes Mendes, a praia deserta, perfeita para correr e por várias cachoeiras, foi realmente uma experiência bastante marcante. A competição em si eu fiz com um amigo, o Gustavo, que pegou o segundo lugar geral. Foi nossa primeira maratona e ultramaratona. Acho que foi justamente porque competimos entre si e por nos apoiarmos em outros momentos que conseguimos ter um resultado legal, isso foi bastante marcante para mim”, comemorou Henrique.

Sustentabilidade na Ilha Grande

Com o lema “We Play. We Protect.”, o XTERRA promove uma variedade de ações na preservação do meio ambiente. Uma das principais atividades é a limpeza das praias, com voluntários recolhendo o grande volume de lixo encontrado beira-mar. Pensando nisso, o XTERRA desenvolveu uma ação sustentável: a gincana ecológica. Em parceria com o Instituto Opaoma e com a Escola Náutica de Ilha Grande, os atletas inscritos, familiares presentes, moradores da cidade e crianças da Escola Náutica recolheram cerca de 75kg de lixo na beira da praia, proporcionando reciclagem e descarte adequado do material.

“Estou muito feliz em estar participando desta edição do XTERRA em Ilha Grande. Conseguimos um espaço para alocar a escolinha de vela, para os participantes que estão vindo de fora prestigiar o evento, para os atletas conhecerem nosso projeto que trabalha com crianças, oferecendo aulas de vela e remo, utilizando o esporte como uma ferramenta transformadora. Outro ponto legal do XTERRA foi que conseguimos com uma instituição da região, da Bahia da Ilha Grande, desenvolver uma ação sustentável com as crianças, conscientizando com a questão do resíduo, de como separar o material reciclável. O evento está bacana, nota 10, com público bonito. Pessoal da ilha que está trabalhando no evento está amarradão com essa oportunidade de participar mais um ano. Só tenho a agradecer e parabenizar a equipe da organização por tudo”, comemorou Lívia Correa, moradora da Ilha Grande e voluntária do projeto social da Escola Náutica.

Sempre presentes nas etapas da região, a Secretaria de Eventos de Angra dos Reis marcou presença. João Willy Seixas Peixoto, secretario de eventos da cidade, definiu o XTERRA como um casamento perfeito para cidade, evento e atleta.

“O XTERRA aqui na Ilha Grande é um casamento perfeito. Levar para o atleta esse desafio com a natureza, que é um patrimônio natural da Unesco, é um casamento perfeito. O atleta vai encontrar serviço, pousada, restaurantes, mas vai ter uma interação com o meio-ambiente, com as trilhas, com as praias, com as cachoeiras. Toda essa quantidade de belezas naturais é um casamento perfeito”, disse João Willy, que completou:

“A ação de limpeza de praia é muito importante, não só essa, mas também a prova kids. Inserir uma criança no esporte para que desde pequena ela possa praticar, afinal faz bem para nossa alma, bem ao nosso físico, é uma coisa importantíssima. Além disso tudo, o XTERRA movimenta nossa economia, o evento traz as pessoas, enche as pousadas, movimenta os restaurantes, as agências de passeio e divulga esse paraíso não só para o Brasil, mas também para o mundo. Para esse setor de atletas que buscam essa interação com o meio ambiente, aqui é o lugar perfeito”.

O XTERRA contou com patrocínio da Enel pelo incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Angra dos Reis e teve apoio da The North Face, Speedo, Maçãs Turma da Mônica, Flow Esportes, Land Rover e Trio – Alimente Sua Vibe. Com realização da X3M Entretenimento, proprietária do XTERRA no Brasil, o evento ainda tem no calendário as etapas de Ilhabela (SP), Bonito (MS), Caraguá (SP), Amazônia (AM), Costa Verde (RJ), Independência (MG), Ilhabela (SP) pela segunda vez na temporada e finalizará em Búzios (RJ).

Compartilhe