Indústria

Com surpreendente saída de Dietmar Hopp, Hoffenheim entrará na regra “50+1” do futebol alemão

Fundador da SAP tinha uma isenção especial da Bundesliga e irá devolver sua participação ao clube

Com surpreendente saída de Dietmar Hopp, Hoffenheim entrará na regra “50+1” do futebol alemão

02 de março de 2023

2 minutos de Leitura

O Hoffenheim anunciou que o seu proprietário, Dietmar Hopp, fundador da gigante SAP, irá devolver o direito à maioria dos votos ao clube sem qualquer contrapartida financeira. Ele, portanto, deixará de ser o proprietário.

Ao fazer isso, Hopp irá renunciar à isenção dele e do Hoffenheim da regra 50+1, que exige que os clubes de futebol alemães detenham a maioria de seus próprios direitos de voto.

Em fevereiro de 2015, quando adquiriu a equipe, a Bundesliga precisou dar uma autorização especial ao profissional, por conta da famosa regra que proíbe empresas ou bilionários se tornarem proprietários de equipes de futebol na Alemanha.

A isenção foi concedida em reconhecimento ao “considerável compromisso financeiro de Hopp com o futebol profissional e amador, bem como com as atividades de base do clube”, que acontecem há mais de 20 anos.

“Para mim, nunca foi sobre poder. Sempre vi o privilégio concedido a mim pela associação da liga e seus membros como reconhecimento do meu compromisso. Ainda sou grato por isso hoje”, afirmou Hopp.

“Todos no clube, na região e além sabem o quanto temos que agradecer Dietmar Hopp por tudo que ele fez, não apenas no futebol”, acrescentou Kristian Baumgärtner, presidente do Hoffenheim.

“Sempre agimos no espírito da regra 50+1, antes e depois da concessão da isenção. O status especial nunca foi usado para minar ou subverter essa regra”, salientou Hopp

Desde que assumiu o controle do Hoffenheim, o profissional enfrentou críticas consideráveis, especialmente de torcedores rivais.

“Minha participação majoritária sempre despertou suspeitas e hostilidades. Sei que a regra 50+1, que sempre apoiei, é um grande trunfo para o futebol alemão”, finalizou

Compartilhe