Indústria

Especial: Esporte exalta mulheres em campanhas na Semana da Mulher

Ações e projetos evidenciam a relevância da ocasião e a importância da presença feminina no mundo esportivo

Especial: Esporte exalta mulheres em campanhas na Semana da Mulher

10 de março de 2023

3 minutos de Leitura

Nesta terça-feira (8) foi comemorando o Dia Internacional da Mulher. Desta maneira, diversas marcas aproveitaram a oportunidade para reforçarem seus compromissos com a diversidade e inclusão de mulheres no esporte. O MKTEsportivo listou algumas das iniciativas.

+ Nike nomeia James Loduca como diretor de diversidade
+ Penalty anuncia renovação de parceria com o Magnus Futsal Feminino

A falta de incentivo e o machismo presente na sociedade são fatores que afastaram as mulheres da prática esportiva ao longo dos anos. Até mesmo do esporte mais famoso do país, o futebol — que foi proibido para elas durante os anos de 1941 a 1979.

Atualmente, a presença feminina no esporte é inferior quando comparada ao sexo oposto. Conforme o IBGE, em 2015 no Brasil, entre as mulheres apenas 33,4% praticavam esportes ou atividades físicas. Já entre os homens, o número era de 42,7%.

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Campanhas de aproximação de mulheres ao esporte

FIA

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) promoverá o Girls on Track, em São Paulo. O evento vai acontecer dia 24 de março, no entanto, será 100% voltado ao público feminino. Vale lembrar que a iniciativa é global e acontece em diversos países.

“GirlsOnTrack vai levar meninas de 12 a 18 anos para conhecer os bastidores da Formula E, com muito conteúdo inspirador, palestras e oficinas práticas, além de promover empoderamento, diversidade e inclusão no automobilismo esportivo.”, publicou a organização nas redes sociais.

A data foi escolhida por, além de estar dentro do mês da mulher, também é um dia antes do primeiro E-Prix de São Paulo, que acontecerá no Sambódromo do Anhembi, mesmo local do Girls on Track.

Phillips

A Philips está aproveitando o mês da mulher para encorajar a prática esportiva. Em São Paulo, no dia 11 de março, a empresa terá o Open Philips de Beach Tennis em colaboração com a ID\TBWA e a Mynd, sob a marca de cuidados femininos da Philips, a Philips Beauty.

O evento contará com várias atividades para as participantes. Além disso, a Philips está apoiando o segundo Festival de Longboard Feminino em Santos, que visa incentivar as mulheres a praticar esportes, especialmente o surfe.

O festival, que acontecerá de 16 a 19 de março, apresentará workshops de yoga, alongamento, skate, saúde feminina, nutrição e shows das bandas Água e Sal, Dzrock e Jerônimo.

Olympikus

A Olympikus apostou na presença feminina no universo das corridas. Com a campanha #CorreDelas, a marca atrelou o movimento crescente de mulheres na prática de esportes com a sua principal linha de tênis especiais, a linha Corre.

A companhia criou a campanha voltada à aquelas que correm com outras, com o slogan de “quando as mulheres correm juntas, elas vão mais longe”. Assim, a Olympikus incentiva o apoio entre mulheres e no incentivo para o começo de práticas saudáveis.

Riachuelo (BodyWork)

Marca de esportes da Riachuelo, BodyWork revelou que patrocinará a seleção feminina de Vôlei. A empresa também lançou no início do mês o patrocínio à Girl Power Run, corrida de rua exclusiva para mulheres.

A prova ocorre em diversos locais do Brasil, sendo a primeira definida para acontecer no dia 19 de março em Recife. A marca também possui uma longa trajetória de apoio a atletas de alto desempenho, com parcerias com a CBF e COB, além de ser patrocinadora da campeã olímpica Rebeca Andrade.

Compartilhe