Coluna

Futsal retoma sua força em 2023

Modalidade vai retomando espaço nos principais veículos de comunicação, atraindo atenção do mercado, gerando novas receitas e retendo o público

Futsal retoma sua força em 2023

28 de março de 2023

3 minutos de Leitura

Fellipe Drommond
Fellipe Drommond
Sócio Diretor do Grupo TFW, CEO do Magnus Futsal e CMO da More Skills

A temporada 2023 começou agitada para os amantes do futsal brasileiro e, após anos de muitas incertezas, as notícias são as melhores possíveis. Estamos prestes a fechar o primeiro trimestre com as Seleções Brasileiras masculina e feminina realizando e vencendo jogos amistosos internacionais de grande importância (Uzbequistão e Espanha, respectivamente), a realização da SuperCopa de Futsal que garantiu vaga aos campeões (JEC/Krona no masculino e STEIN/Cascavel no feminino) para a Copa LIbertadores da América e o reinício da Liga Nacional de Futsal – LNF.

Mais do que a retomada dos jogos, a modalidade comemora o retorno da alta exposição com todos os jogos transmitidos via streaming, retomada do apoio do Sportv e a BAND transmitindo os jogos da Seleção Brasileira em TV Aberta. Aumento de exposição e, consequentemente, retorno do investimento de grandes marcas. O movimento que começou com o apoio da EstrelaBet adquirindo a Cota Master das seleções de futsal, repercutiu na comercialização do naming right da LNF – Liga Nacional de Futsal para a também casa de apostas esportivas, Mr. Jack.bet, e impulsionou a parceria com as empresas Win The Game e Ernst & Young (EY).

No feminino, as marcas Sicredi, Krona e Umbro renovaram suas parcerias por mais uma temporada com a LFF – Liga Feminina de Futsal, proporcionando um aumento em torno de 80% nas receitas da competição, que contará novamente com a transmissão de seus jogos no canal BandSports a partir do próximo dia 08 de abril.

A primeira rodada seguirá o mesmo padrão da edição 2022, com todas as equipes disputando a primeira rodada em um mesmo local, na cidade de Campo Grande/MS, e na sequência a disputa do Torneio Início que consagrará a primeira campeã da temporada.

O circuito de eventos BR Futsal Tour, que centraliza todos os jogos das Seleções Brasileiras de Futsal em um único produto, é outro sucesso na temporada, garantindo o mínimo de 05 jogos em TV Aberta e 10 jogos ao vivo no Sportv.

Outra grande novidade é a transmissão pela primeira vez de um jogo da Seleção Feminina ao vivo na TV Globo, em rede nacional. Isso porque a emissora já confirmou que transmitirá a Copa Internacional de Futsal Feminino que será realizada de 07 a 14 de maio em Xanxerê/SC. Penalty e AltiPisos já confirmaram presença durante toda a temporada do BR Futsal como a Bola e o Piso oficial do circuito.

Além das Ligas, a CBFS – Confederação Brasileira de Futsal organizará a Copa do Brasil (feminina e masculina) e a Taça Brasil (feminina e Masculina), ambas competições que reúnem os campeões estaduais em busca de uma vaga na SuperCopa 2024, que concederá a vaga para Libertadores do mesmo ano. Diferente do futebol, os campeonatos estaduais costumam ter duração de 08 meses e são organizados pelas federações de futsal locais, a maioria deles iniciando-se neste mês de abril e com final previsto para novembro.

Com organização fora das quadras o futsal vai retomando seu espaço nos principais veículos de comunicação, atraindo a atenção do mercado, gerando novas receitas e consequentemente retendo o público consumidor.

Um novo horizonte para os amantes da modalidade mais praticada do país, um 2023 de muito futsal!!!

Compartilhe