Mídia

Governo argentino define que amistosos da seleção passarão na TV aberta

Decisão valerá para o ano de 2023, mas pode ser mantida para as próximas temporadas

Governo argentino define que amistosos da seleção passarão na TV aberta

21 de março de 2023

2 minutos de Leitura

O Governo argentino obrigará, por meio de resolução, que a transmissão de todos os amistosos da Seleção Argentina, atual campeã mundial, sejam exibidos em TV aberta. A resolução 228/2023, foi publicada pelo Chefe de Gabinete nesta segunda-feira (20).

+ Libra simula quanto cada clube ganharia em seu modelo de distribuição
+ PlayStation anuncia parceria com os torneios femininos da UEFA

Agustin Oscar Rossi defende que as partidas da seleção se provaram de grande interesse popular, principalmente após mais de cinco milhões de pessoas irem às ruas para comemorar o título da Copa do Mundo, conquistado pela Argentina no Catar.

“Considerando que a Lei nº 25.342 dispõe que as associações esportivas e/ou titulares de direitos de transmissão televisiva de partidas de futebol das quais participe a Seleção Argentina, organizadas pela Federação Internacional de Futebol Associado, pela Confederação Sul-Americana de Futebol ou pelo Comitê Olímpico Internacional, devem comercializar estes direitos de forma a garantir a transmissão ao vivo dos referidos jogos para todo o território nacional. […]”, diz parte da resolução.

O governo, porém, não define que a transmissão seja feita de forma gratuita, somente que deve ser exibida em TV aberta, independentemente de canal ou emissora, ficando livre a negociação dos direitos de imagem. Apesar da resolução, os amistosos da Seleção Argentina já costumavam ser, em sua maioria, exibidos em canais abertos.

Repercussão

Nas redes sociais, parte dos torcedores da seleção argentina apoiaram a decisão, argumentando que este ano não será marcado por amistosos comuns, mas sim de amistosos especiais. Por outro lado, há uma corrente preocupada com a interferência do setor público em decisões que envolvam empresas.

Em 2023 uma nova eleição presidencial irá ocorrer na Argentina, que passa por uma das suas maiores crises econômicas da história, com uma desvalorização cambial de quase 75% nos últimos 4 anos.

Parte dos torcedores estão acusando o governo atual de utilizar a “maquina pública” para autopromoção e acreditam que esta medida pode ser uma das estratégias de campanha.

Compartilhe