Indústria

Stock Car terá coleta de óleo lubrificante usado em todas as etapas

O resíduo passará pelo processo de rerrefino, voltando para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance

Stock Car terá coleta de óleo lubrificante usado em todas as etapas

23 de março de 2023

2 minutos de Leitura

Maior evento do automobilismo brasileiro, a Stock Car Pro Series anunciou que a Lwart Soluções Ambientais será a responsável pela coleta de óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes em todas as etapas.

+ Libra simula quanto cada clube ganharia em seu modelo de distribuição
+ PlayStation anuncia parceria com os torneios femininos da UEFA

O resíduo gerado na temporada 2023 passará pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e industriais que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.

Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado consegue contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados, são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb.

Siga o MKTESPORTIVO no InstagramTwitter Facebook!

Responsável por toda logística de coleta do resíduo e destinação correta, a Lwart Soluções Ambientais é uma empresa 100% brasileira que tem em seu DNA a transformação de resíduos. A parceria com a Stock Car já aconteceu no passado, mas desta vez será muito mais abrangente.

“É um projeto desafiador, por conta da complexidade logística, mas ao mesmo tempo muito gratificante ver o comprometimento da maior modalidade do automobilismo brasileiro na causa da economia circular. A coleta responsável e segura do óleo e a destinação correta dele, o rerrefino, contribuem para a preservação do meio ambiente. E, claro, contribuem diretamente no compromisso da Stock Car com a sustentabilidade”, afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

Compartilhe