Inovação

Transmissão do Paulistão inova ao colocar câmera em jogador e árbitro antes da partida

Torneio aproveitou as semifinais para apresentar o Led Duplo e Bodycam

Transmissão do Paulistão inova ao colocar câmera em jogador e árbitro antes da partida
Foto: Rodrigo Corsi (Ag. Paulistão)

21 de março de 2023

2 minutos de Leitura

A Federação Paulista de Futebol aproveitou a semifinal do Paulistão entre Red Bull Bragantino e Água Santa para colocar em prática uma tecnologia até então não utilizada no futebol do país. Uma câmera foi acoplada no corpo do jogador para oferecer imagens inéditas com a sensação de estar entrando em campo.

Durante o aquecimento, o atacante do Água Santa, Bruno Mezenga, “vestiu” a câmera e trouxe a visão do trabalho pré-jogo. Já na entrada ao gramado, antes da bola rolar, os espectadores do Premiere, PaulistãoPlay, HBOMax, TNT e YouTube, também puderam vivenciar a experiência de estar em primeiro pessoa nos cumprimentos dos jogadores, a partir da visão de Raphael Claus, o árbitro da partida.

No modelo atual da FPF, uma mesma imagem é gerada para todos os detentores de direitos de transmissão do torneio.

Na semifinal de domingo vencida pelo Palmeiras contra o Ituano, a novidade foi o led duplo, que fez a sua estreia em competições nacionais. Com estádio lotado e transmissões realizadas por todos os detentores de direitos (Record TV, HBO Max, TNT, YouTube, Premiere e PaulistãoPlay), a iniciativa garantiu maior visibilidade e potencializou as mensagens das marcas parceiras.

Foto: Rodrigo Corsi

Compartilhe