Indústria

UEFA é apontada como principal responsável pelo caos na final da última Champions League

Relatório independente sobre a confusão na final Liverpool x Real Madrid detalha erros da entidade e polícia de Paris

UEFA é apontada como principal responsável pelo caos na final da última Champions League

07 de março de 2023

2 minutos de Leitura

Depois de ser considerada a “responsável primária” pelos problemas causados em Paris em maio passado por ocasião da final da Champions League 2021/22, a UEFA anunciou que irá reembolsar todos os torcedores do Liverpool que compareceram à final.

Uma revisão independente do caos na capital francesa foi lançada em fevereiro e deu crédito aos torcedores dos Reds por salvar vidas, enquanto a UEFA e a polícia francesa foram condenadas pelo péssimo trabalho realizado.

O relatório de 220 páginas afirmou que era “louvável que ninguém tenha perdido a vida”, sendo as “ações coletivas dos apoiadores do Liverpool” um “fator primário na prevenção de danos”.

Como parte da resposta da Uefa ao relatório, o órgão regulador anunciou um esquema de reembolso para os torcedores que compareceram à partida no Stade de France.

“Levamos em consideração um grande número de opiniões expressas tanto pública quanto privadamente, e acreditamos que criamos um esquema abrangente e justo. Reconhecemos as experiências negativas daqueles torcedores no dia e com este esquema iremos reembolsar os que compraram ingressos e que foram os mais afetados pelas dificuldades de acesso ao estádio”, disse o secretário-geral da UEFA, Theodore Theodoridis.

Relembre o caso

A última final da Champions League, disputada entre Liverpool e Real Madrid, teve atraso de mais de meia hora após confusão nos arredores do Stade de France, em Saint-Denis, na França. Após longa espera para entrar no estádio, torcedores entraram em atrito com policiais, que responderam com gás lacrimogêneo.

De acordo com informações da Polícia de Paris na época, 68 torcedores foram presos e pelo menos 174 pessoas ficaram feridas por causa do caos.

Na ocasião, a Uefa declarou que a causa do atraso do jogo foi o fato de que milhares de torcedores tentaram entrar com ingressos falsos. Isso levou ao bloqueio das catracas do lado do Liverpool das arquibancadas.

Compartilhe