
Esses dias estava conversando com um amigo sobre trabalho e, ao explicar um pouco sobre o nosso dia a dia, ele disse: “Ah, legal. Então vocês intermediam negócios?”.
Essa pergunta é muito comum e garanto que os colegas de agências e profissionais do mercado do marketing esportivo escutam isso com recorrência.
E a resposta é um pouco mais complexa do que um simples “não ou sim”.
Se os clientes pensarem em nós do mercado apenas como um intermediador, a primeira “super ideia” que tem é de tirar o intermediador e fazer o contrato diretamente com clubes e detentores dos direitos, economizando assim a tão falada comissão.
E, acreditem, tem muitos que pensam assim.
Mas, como em qualquer outro mercado, estar cercado de profissionais especializados contribui muito para o sucesso dos projetos – seja um patrocínio, uma ação de ativação ou relacionamento, uma compra de mídia, o que for.
Dando um exemplo, quando você compra uma placa em um campeonato existem diversas variáveis que são chaves para o sucesso da exposição de marca.
Citando apenas três, você já consegue ver a necessidade de ter uma agência/profissional ao seu lado:
- LOCALIZAÇÃO: podem existir cerca de 40 espaços por campeonato. Qual é o melhor para a sua marca? Será que o melhor para a sua marca é o mesmo que para outra marca? Ou isso tem relação total com os objetivos? É melhor expor na linha central ou na linha de fundo?
- COMUNICAÇÃO: qual a melhor forma de comunicar a sua marca? Somente o logo, ou uma comunicação? Qual melhor disposição de cores para a sua marca?
- FORMATO DA MÍDIA: para a sua marca é melhor expor em placas, tapetes, prismas ou LED?
Imagina que você faça uma compra “direta” e erre nesses três pontos? Aí o % de comissionamento vai sair barato, pois provavelmente você irá perder quase 100% da visibilidade que aquela mídia poderia te dar.
E será que a agência te ajuda somente nisso? Como especialistas do mercado, é possível potencializar o investimento em um patrocínio e ampliar o alcance dessa mídia. Um bom release, um bom propósito, um bom storytelling. Áreas dentro da empresa trabalhando em sinergia. Uso de todas as contrapartidas e não somente a mídia. Só aqui tem alguns exemplos que valorizam ainda mais o investimento.
É muito comum também algumas marcas iniciarem o trabalho com uma agência e depois acharem que conseguem fazer sozinhos. Já aconteceu conosco e com muitos colegas do mercado. É muito comum também eles voltarem!
Aqui na MONDAY MARKETING ESPORTIVO adotamos sempre o lema de ser “CLIENTE FUTEBOL CLUBE”. Jogar junto, maximizar os objetivos.
Voltando ao papo com meu amigo, respondi a ele algo assim: – Como em todo mercado, é importante se cercar de profissionais especializados. A palavra “agência” e a palavra “comissão” tendem a tornar uma assessoria em algo simples e de fato não é.
Ainda bem!