Inovação

Clubes de futebol introduzem espaços publicitários em tours virtuais

Santos e São Paulo são os primeiros do Brasil a comercializar seus espaços digitais

Clubes de futebol introduzem espaços publicitários em tours virtuais

03 de abril de 2023

3 minutos de Leitura

A partir de agora, clubes de futebol passarão a monetizar mais uma frente de negócios: tour virtual de seus estádios. A tecnologia buscará aproximar fãs e torcedores que estão distantes dos locais, mas desejam estar cada vez mais inseridos na atmosfera dos seus times de coração.

Por trás da novidade está a Smart Fans, que criou formas de monetização para clubes e estádios através da utilização de espaços publicitários para o consumo de produtos e serviços. A plataforma permite interação por diversos formatos, como a seleção de avatares, quiz, imagens, áudio, vídeo e holografia.

A empresa foi criada em 2020 e oferece soluções para o engajamento dos fãs e ativação de marcas patrocinadoras. A ideia partiu da percepção de que mesmo os torcedores fisicamente distantes das sedes queriam se sentir mais próximos dos seus ídolos e da rotina dos atletas.

Atualmente, no Brasil, dois clubes de futebol já estão em fase de comercialização de seus espaços: Santos e São Paulo.

“Fazemos venda direta com os anunciantes e programática usando os conceitos consagrados de mercado de CPC, CPM e Leads. Oferecemos um período de experiência para Binance, PixBet e Santos Store no Tour da Vila do Santos de forma que agora com os dados de tráfego e de posicionamento de inovação os mesmo possam ser negociados”, disse Luiz Carlos Correa, CEO da empresa.

Assim como acontece nos principais sites, toda experiência virtual criada pela empresa oferece espaços via mídia programática.

Fora do país, mais precisamente no México, a Smart Fans está criando um museu totalmente virtual de 1.953m² pertencente ao Atlético San Luis, clube administrado pelo Atlético de Madrid. Esse projeto está atualmente em produção e contará toda a história recente do clube e suas conquistas.

“Essa forma de interação vai além da virtualização do espaço físico. Nossa proposta é desenvolver experiências memoráveis e no caso dos clubes, podemos oferecer acesso privilegiado aos fãs, inclusive a espaços onde jamais teriam acesso. Existem torcedores que moram em locais distantes e dificilmente terão como pisar em um determinado estádio ou em um Centro de Treinamento, por exemplo. Oferecemos uma vivência mais imersiva e inclusiva, pois nossa tecnologia funciona em diversos dispositivos, e até com modelos de aparelhos celulares mais simples”, acrescentou Correa.

Com atuação também no segmento cultural, a Smart Fans realizou exposições nos principais museus do país, como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Tour Virtual 3D da Exposição Degas, no MASP (Bradesco Cultura), a Exposição Portinari para todos e a Quadra da Escola de Samba Estácio de Sá. Os Tours Virtuais lançados pela empresa tiveram acesso gratuito pelo público.

Compartilhe