Indústria

Fortaleza promove ação que premia torcedores antirracistas

Clube distribui ingressos para apoiadores que demonstraram repúdio a cantos preconceituosos

Fortaleza promove ação que premia torcedores antirracistas

13 de abril de 2023

2 minutos de Leitura

Durante o dia Internacional de Combate à Discriminação Social, o Fortaleza realizou uma ação experimental em uma das lojas oficiais do clube para avaliar o comportamento de torcedores diante de manifestações racistas e, se necessário, conscientizá-los.

Batizada de “(sem) cantos (para) racistas”, a ação consistiu em convidar torcedores para participar de uma ação falsa de marketing. Em uma estrutura montada, poderiam ser escolhidas gravações de cantos e gritos de apoio para serem tocados no sistema de som da Arena Castelão em diferentes momentos do jogo.

Após algumas perguntas, a questão apresentada era a seguinte: “Quando um jogador negro do time adversário tocar na bola, que canto você acha que deve tocar no sistema de som do estádio?” Todas as alternativas apresentadas eram racistas.

Consciente do alcance da sua voz e da responsabilidade como mobilizador de ideias e comportamentos, o clube tinha como intenção premiar com um vale-ingresso cada um dos torcedores que demonstrassem repúdio à manifestação racista apresentada. Todos que participaram do teste se mostraram contra a possibilidade de manifestações preconceituosas no estádio.

“O resultado que tivemos, com todos os torcedores se mostrando contra a manifestação racista, foi alentador, mas não surpreendente, pois sabemos que a torcida tricolor, em geral, não apenas não é racista como é antirracista. É vigilante e atuante contra a discriminação racial, uma postura já exposta, inclusive, em forma de mosaico”, comentou Sidarta Arruda, Diretor de Criação do marketing do Fortaleza.

Compartilhe