Coluna

Agregando valor ao licenciamento de marcas: existe um caminho ideal?

Para um projeto de licenciamento ser bem-sucedido, é necessário pensar numa estratégia 360º para ampliar os resultados

Agregando valor ao licenciamento de marcas: existe um caminho ideal?

22 de maio de 2023

4 minutos de Leitura

Bruno Koerich
Bruno Koerich
CEO da Destra

O licenciamento de marcas, cada vez mais, vem se tornado uma estratégia essencial para empresas que buscam expandir seu alcance e fortalecer sua presença no mercado. Porém, para um projeto de licenciamento ser bem-sucedido, é de suma importância e necessário pensar numa estratégia 360º para ampliar os resultados. .

Quando falo em estratégia 360º quero dizer que o licenciamento não pode se limitar à cessão da marca para que uma indústria possa produzir e comercializar produtos. É necessário avaliar, de forma profunda, desde os canais de venda que serão utilizados para atingir o cliente/fã, para qual público é destinado, qual a faixa de preço e posicionamento do produto, qual a estratégia de comunicação adotada para dar visibilidade, como os produtos serão ativados junto aos atletas, por exemplo, no caso do mercado esportivo e o produto em si, desde a qualidade até embalagem e apresentação na loja.

Outra estratégia bastante importante para se explorar é a utilização de produtos ou serviços licenciados exclusivos, que não estão facilmente disponíveis no mercado. Essa ordem de produtos, muitas vezes, pode despertar o interesse dos consumidores. Portanto, usar a criação de edições limitadas, colaborações com personas, e/ou marcas renomadas são estratégias eficazes para destacar a marca licenciada e gerar demanda.

Na sequência detalho um pouco mais sobre cada um dos tópicos visando agregar valores e fortalecer marcas através de projetos de licenciamento com alto impacto e resultados expressivos

Qualidade é a chave: Oferecer produtos com qualidade garantida e comprovada é cláusula pétrea de qualquer mercado. Portanto, apesar de básico, é importante salientar que ofertar aos clientes produtos ou serviços de grande qualidade ajudam a fortalecer a imagem do licenciado. Ou seja, em linhas gerais, manter altos padrões de qualidade podem ajudar a traduzir a reputação e imagem da marca licenciada através de seu produto. Também vale mencionar que contar com entregas de qualidade de maneira consistente é fundamental para estabelecer confiança e fidelidade dos consumidores.

Exclusividade e diferenciação: Como já mencionado neste texto, produzir e apresentar produtos ou serviços licenciados exclusivos que não estão disponíveis no mercado também é uma estratégia de grande valor. O desenvolvimento de edições limitadas, as famosas “collabs” com designers e artistas de renome, ou até mesmo a personalização de produtos são medidas eficazes para despertar o interesse dos consumidores através do engajamento. Uma estratégia interessante apresentada ao mercado recentemente são as figurinhas digitais lançadas pelo Vasco em parceria com a Tero Labs, onde ao colecionar as figurinhas dos jogadores, e com base em seu desempenho no Brasileirão 2023, os fãs ganham pontos que poderão ser trocados por produtos exclusivos, como bolas utilzadas nos jogos do brasileirão.

Lojas e a experiência do consumidor: Anteriormente, nesta mesma coluna, mencionei a importância que as lojas oficiais possuem na estratégia de aproximação das marcas junto aos seus fãs. Os pontos de venda hoje em dia se tornaram verdadeiras aliados na expansão de mercado. No contexto atual, as lojas apresentam um enorme potencial de aproximar e cativar consumidores por meio de experiências e ativações de produtos. Viabilizar aos clientes uma experiência de consumo memorável ao redor da marca licenciada é outra estratégia que traz resultados importantes.

Marketing eficaz: As campanhas de marketing são sempre um fiel da balança de estratégias de venda de sucesso. Por conta disso, planejar campanhas criativas e impactantes para promover a marca tem grandes chances de atrair engajamento. Além disso, usar adequadamente os canais de comunicação ao público-alvo buscado, como mídias sociais, influenciadores digitais e eventos patrocinados também colaboram para a expansão da exposição da marca. Uma estratégia de marketing bem planejada pode gerar maior visibilidade, reconhecimento, e sobretudo, valor. Um exemplo bacana de comunicação e ativação foi o lançamento dos produtos da Starter e Flamengo.

Aplicar essas estratégias não é uma tarefa simples. Demanda análises, planejamento estratégico e comunicação eficaz. Porém, apesar de complexo, é totalmente factível realizar estas e outras várias ações significantes a fim de agregar valor significativo ao licenciamento de marcas. Afinal, é o objetivo de qualquer marca ter atratividade em produtos ou serviços licenciados, pois consolida a fidelidade dos consumidores e, consequentemente, impulsiona o sucesso do negócio.

Compartilhe