Atletas

Após ampla repercussão, Vini Jr. e LaLiga se pronunciam

"Não é futebol, é desumano", destacou o brasileiro, em alusão ao slogan do Campeonato Espanhol

Após ampla repercussão, Vini Jr. e LaLiga se pronunciam

22 de maio de 2023

2 minutos de Leitura

Com uma onda de protestos e publicações nas redes sociais, Vinícius Júnior se pronunciou na tarde desta segunda-feira (22) por meio do seu Instagram e Twitter. Na publicação, o jogador postou um vídeo que destaca uma série de ofensas racistas que sofreu em jogos disputados em cidades como Madrid, Barcelona, Valladolid, Mallorca e Valência.

O objetivo do jogador é mostrar que não se trata de casos isolados, mas de lamentáveis e criminosos episódios recorrentes em território espanhol.

“Mas o discurso sempre cai em ‘casos isolados’, ‘um torcedor’. Não, não são casos isolados. São episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha”, destacou na legenda.

A trilha sonora do vídeo é a música “Boa Esperança”, de Emicida, cujo videoclipe retrata a luta de negros se libertando da escravidão.

“Não é futebol, é desumano”, em crítica clara ao slogan de LaLiga: “Não é futebol, é LaLiga”, acrescentou o atacante.

LaLiga se posiciona

Já a LaLiga fez uma publicação em que destaca a frase “Juntos contra o racismo”. Em discurso absolutamente vazio, a liga espanhola afirmou: “Existe uma pequena porcentagem de racistas no nosso futebol. E não cabem em nossos estádios.”

A publicação ainda destaca um QR Code para direcionar o usuário para o site da entidade, no qual uma página “Stop Racismo” afirma que a “LaLiga vai seguir liderando a luta contra a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no esporte”.

Compartilhe