Indústria

Collabs, licenciamentos e experiências: por dentro do rápido crescimento da NBA no Brasil

Sérgio Perrella Filho, VP de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina, detalha o atual trabalho para fortalecer a marca da liga no país

Collabs, licenciamentos e experiências: por dentro do rápido crescimento da NBA no Brasil
Sérgio Perrella Filho, VP de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina

11 de maio de 2023

6 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

É inegável que a NBA vive o seu melhor momento no Brasil. Em um curto espaço de tempo, a liga mostrou para o mercado brasileiro como collabs, licenciamentos e experiências estão ditando seus movimentos mais recentes por aqui.

Para citar alguns exemplos, em poucos meses, a liga viu a POPEYES lançar sanduíches inspirados nos times, a Hellmann’s apresentar novas embalagens temáticas, a ELKA Brinquedos disponibilizar jogos para o público infantil, a Criamigos com uma coleção exclusiva de pelúcias, Riachuelo com mais uma coleção especial com peças casuais que incluem vestuário, acessórios e itens Casa Riachuelo, Sustagen Kids com latas exclusivas, linha com a Approve e, claro, a cereja do bolo: o lançamento do NBA Park, maior espaço de experiências da liga no mundo.

Especificamente em território nacional, é fato que é um mercado que só cresce. Um total de 52% dos brasileiros conectados com 18 anos ou mais se declara fã de basquete. Isso representa 58 milhões de pessoas. Os dados são da Sponsorlink, pesquisa do Ibope Repucom especializada em hábitos e comportamento de fãs de esportes.

Diante de tantos passos para se aproximar de todos os tipos de público dentro do país, o MKTEsportivo conversou com Sérgio Perrella Filho, VP de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina.

Neste sentido, o foco está em detalhar como a liga tem trabalhado cada um dos seus ativos no Brasil, a escolha por determinadas equipes para ativar em seus acordos que envolvem licenciamento (lembrando também dos que mais vendem camisas), bem como os objetivos por trás do NBA House, NBA Store e o NBA Park.

A recorrência de equipes nas collabs e licenciamentos no Brasil.

Sérgio Perrella Filho: Times como Chicago Bulls, Los Angeles Lakers, Boston Celtics e Golden State Warriors estão sempre em uma posição diferente por conta da popularidade. São equipes que se mantém sempre no topo da demanda, mas estamos sempre buscando equilibrar um pouco essa relação, indo além dos quatro, cinco times mais procurados, para trazer a liga como um todo, para que outras franquias estejam representadas.

Temos conseguido fazer isso em ações não só de produtos, mas também de parceiros, como New Orleans Pelicans, Denver Nuggets, San Antonio Spurs, entre outros.

Produtos de outros times ganhando força

É importante trazer novidades e buscar espaços para todos os times porque sabemos que há fãs de todos os times no Brasil, além de atletas com demandas muito altas.

Temos aumentado a ofertas e o sortimento de produtos, hoje são mais de 3.500 skus disponíveis para o público, incluindo uma variedade de itens licenciados e oficiais de equipes que, até então, não tínhamos tanto como Memphis Grizzlies, por causa do Ja Morant, Dallas Mavericks, por causa de Luka Doncic, entre outros.

Atributos que a NBA leva em consideração para se unir com grandes marcas

Estamos sempre buscando marcas que possuam os mesmos valores que a NBA tem, que tenham posicionamentos claros, que sejam comprometidas com o público e com a qualidade dos produtos. Marcas que venham a complementar e preencher vontades e necessidades da base de fãs da NBA e que tenham uma conexão direta com o nosso estilo de vida, esportivo e de moda.

Queremos ampliar, contribuir, por isso o entendimento que marcas como essas nos ajudam a atender melhor o nosso fã.

A importância das NBA Store como pontos de contato da liga com os fãs, bem como vendas e experiência de marca.

As NBA Store são importantes, não apenas na distribuição dos produtos, mas também na ampliação do mercado de licenciamento para a gente. Hoje conseguimos oferecer aos licenciados uma distribuição bastante ampla no mercado brasileiro e, além disso, as lojas se tornaram pontos de experiências muito importantes, especialmente porque temos a questão da localização, de estarmos longe dos jogos.

As lojas, por serem plataformas permanentes, passam a ser pontos de contato constantes com os nossos fãs. Nas lojas do conceito Arena, em São Paulo e Rio de Janeiro, e no NBA Park, essa experiência é muito mais intensa, conseguimos nos conectar de maneira mais profunda.

A NBA Store do Rio de Janeiro que ratifica o conceito de tudo em um só lugar, com lazer, serviços, compras e gastronomia.

A Arena tem toda uma experiência mais ampla, integrada, que vai além do consumo, com a prática do basquete, a possibilidade de termos núcleos do NBA Basketball School, alimentação, eventos, sejam eles pessoais ou corporativos, um ambiente oficial da NBA, um espaço onde se respira basquete.

Na Arena, conseguimos conectar vários segmentos do nosso mercado, business, merchandising, produtos licenciados, o NBA Basketball School e muito mais.

A escolha por Gramado para receber o NBA Park, maior espaço de experiências da liga no mundo

Gramado é um dos principais pólos de turismo da América Latina, uma cidade que respira entretenimento, que atrai visitantes de todo o Brasil e de vários países. É um dos três principais destinos do Brasil e recebe cerca de 8 milhões de turistas todos os anos. É um local que possui excelente estrutura e uma cultura de parques, excelência em hotelaria e gastronomia, e no atendimento aos turistas. É uma cidade preparada para isso.

Além disso, e extremamente importante, temos como parceiro um grupo com expertise no universo do entretenimento e turismo, que já atua na cidade há muitos anos, entende as necessidades e oportunidades desse mercado.

Quando o NBA Park era ainda apenas um projeto, fizemos estudos e pesquisas para entender sobre a região, sobre a cidade de Gramado, para que essa escolha fosse a mais acertada possível. Todos esses predicados fazem de Gramado a cidade ideal para abrigar o primeiro NBA Park do mundo, o maior espaço de experiências da liga no mundo.

As principais diferenças, entre objetivos, estratégias e propósitos, de NBA House, Park e Store.

A principal diferença é que NBA House tem um modelo temporário, enquanto o NBA Park é permanente. A House é ancorada na experiência do live game, do jogo ao vivo, da adrenalina e da emoção do jogo das Finais, o momento mais importante da temporada. É a celebração no seu auge, é a oportunidade de trazer a atmosfera da decisão da NBA para o Brasil.

O Park é mais um espaço de entretenimento, de experiências para a família, todos os dias do ano, onde as pessoas vão brincar e aprender um pouco mais sobre a NBA, sobre o esporte de maneira mais ampla, sua história, os ídolos, em tudo que cerca o jogo.

A loja é mais focada numa experiência diferenciada de consumo, de produto, um conceito que permite que o fã ou o consumidor viva algo novo, que vai além da compra pura e simples.

Compartilhe