Coluna

Criar eventos: um desafio e tanto

Conceber o nome, conceito, posicionamento e estruturar o projeto financeiramente é desafiador

Criar eventos: um desafio e tanto

17 de maio de 2023

3 minutos de Leitura

Fábio Wolff
Fábio Wolff
Fábio Wolff é sócio-diretor da Wolff Sports, e professor em cursos de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

Desde o início da minha trajetória no esporte, há 27 anos, sempre tive o desejo de criar eventos.

Durante esse período, por diversas vezes, tenho trabalhado na comercialização de produtos de terceiros, tanto na intermediação, quanto na aquisição.

Trabalhar com produtos consagrados é sempre mais fácil, pois você comercializa algo que já tem valor, como um clube, um torneio, um atleta.

De 2019 a 2021, compramos parte dos direitos das propriedades de arena do Brasileiro Série A. Como soubemos comprar e vender bem, foi uma experiência financeira interessante.

Mas, desde o início já tinha ciência que se tratava de uma experiência com data de validade, afinal, hoje pode ser meu, amanhã será de outro.

Criar um projeto do zero é muito mais trabalhoso, uma vez que é preciso gerar valor para um produto que esta nascendo.

Conceber o nome, conceito, posicionamento e estruturar o projeto financeiramente é um desafio e tanto.

Em 2020, resolvemos experimentar esse novo desafio, e foi fundamental ter um parceiro com o mesmo desejo, e com conceitos similares.

A parceria com a Goolaço, do amigo Anderson Rubinatto, iniciou-se com a necessidade do mercado, que vislumbramos de criar muito mais do que um torneio de futebol feminino, mas sim uma semana para debatermos a modalidade através de palestras, ações sociais, e logicamente, o torneio de futebol.

Na primeira edição, ocorrida em 2021, começamos com o pé direito, ao realizarmos a final entre Santos e São Paulo no Allianz Parque, com Globo ao Vivo para o Brasil todo. Tivemos a menção, em duas oportunidades, por parte da FIFA.

Na segunda edição, levamos o evento para Araraquara e fizemos um esforço hercúleo ao trazer o Atlético de Madri. Tanto esforço e dedicação é recompensado quando escutamos no mercado, como o evento em pouco tempo se tornou referência, um benchmark.

Hoje, por exemplo, o colaborador de uma federação estadual, me pediu o plano comercial para utilização como referência em um projeto que estão desenvolvendo.

É preciso ter muita dedicação, resiliência para colocar um projeto novo de pé. Pelo caminho encontramos bons parceiros, mas também muita resistência, profissionais do meio que não tinham o menor interesse que o evento desse certo. Literalmente, nadamos contra a maré.

Mas nada mais gratificante que construir algo do zero, e depois desse projeto, vieram muitos outros, como esportes de areia e em breve anunciaremos um filho da Brasil Ladies Cup para as categorias de base.

Criar eventos gera estresse, é muito trabalhoso, mas vale cada suor derramado toda vez que colocamos eles de pé.

Compartilhe