Indústria

Em nota, Governo federal se posiciona sobre racismo sofrido por Vini Jr e cobra FIFA, LaLiga e governo espanhol

Posicionamento, vindo de 5 ministérios, lamenta preconceito sofrido pelo atacante durante jogo do Real Madrid

Em nota, Governo federal se posiciona sobre racismo sofrido por Vini Jr e cobra FIFA, LaLiga e governo espanhol
Governo brasileiro pede providências para prevenir atos de racismo como o sofrido por Vini Jr.

22 de maio de 2023

3 minutos de Leitura

No início da tarde desta segunda-feira (22), o governo federal divulgou nota, assinada pelos ministérios do Esporte; da Igualdade Racial; das Relações Exteriores; da Justiça e Segurança Pública; e dos Direitos Humanos e da Cidadania, e pede que o governo espanhol, a direção de LaLiga e a Fifa tomem providências para que atos de racismo como os que aconteceram no estádio Mestalla, em Valência, contra o brasileiro Vini Jr. não voltem a se repetir.

“O Governo Brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à Fifa e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.”, destacou em comunicado.

A nota lembra que o Brasil tem feito ações em conjunto com o governo espanhol “para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes”

Leia a seguir a íntegra da nota divulgada pelo governo brasileiro:

“O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.

Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o Governo Brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à Fifa e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

O Governo Brasileiro tem atuado em cooperação com o Governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.

Nota assinada pelos Ministérios do Esporte; da Igualdade Racial; das Relações Exteriores; da Justiça e Segurança Pública; e dos Direitos Humanos e da Cidadania.”

Compartilhe